Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

MEIOS DE COMUNICAÇÃO - Aula no Ensino Médio - PARTE II


 
7-GLOSSÁRIO - definições:
 
CÓDIGO - sistema de SIGNOS  e regras que permitem formular uma MENSAGEM e compreendê-la. / CULTO AO HERÓI - reverência inadequada ou exagerada a uma figura pública determinada, geralmente personalidade histórica antiga ou política atual.  Atenção!  Cuidado com fakes e/ou fotomontagens  (sósias e dublês existem, bem pagos...):  multplicidades, com letra minúscula mesmo, de tarzan, super man, homem-aranha... puro "cinema"! / ENFOQUE - maneira determinada de localizar ou tratar um determinado assunto. / EQUÍVOCAS - frases que possuem mais de um significado ou se prestam a mais de uma interpretação. / ICÔNICO - signo que tem relação de semelhança com o objeto representado;  por exemplo, a figura de uma televisão para simbolizar a programação das diferentes emissoras. / INSÓLITO - incomum, contrário a costume-uso-regras. / JARGÃO - gíria profissional, difícil de ser compreendida pelas outras pessoas. / MENSAGEIRO - que anuncia ou leva-traz com rapidez uma mensagem.
 
8-TEXTOS SATÍRICOS - desenhos, ícones:
 
CARTUM - meios de comunicação - desenho humorístico ou carricatural, espécie de anedota gráfica que satiriza comportamentos humanos, geralmente destinada à publicação jornalística, cinema ou desenho animado.  Entendimento eterno. / CHARGE - sátira por meio de uma caricatura, ridicularizando algum acontecimento atual com uma ou mais pessoas envolvidas - palavra de origem francesa significando "carga", isto é, exagero dos traços do caráter de alguém ou algo para torná-lo burlesco.  Entendimento momentâneo, porém uma "vassoura" simbólica de uma era pode ser entendida por muitas décadas.
 
9-CINEMA DE ANIMAÇÃO:
 
FILME "Voando alto", produtora Luxx, Alemanha, 2018 - visual com andorinhas e gaivotas convincentes, lindas tomadas aéreas.  Manou é uma andorinha órfã criada por gaivotas francesas e terá que mostrar seu valor para ser totalmente aceita no grupo - mensagem é que todos são semelhantes, isto é, pássaros, e por isso devem viver em harmonia, metáfora de um mundo tolerante.  Na telona, mescla de cartum eterno e charge temporária:   não por acaso a trama ocorre na costa europeia, ponto de desembarque de refugiados de diferentíssimas nacionalidades e evidentemente hábitos-usos-culturas, inclusive religiosas... e duas andorinhas se chamam Califa e Yussuf.
 
10-HQ - GENTE FINA, de BRUNO DRUMMOND - Duas amigas conversando:  "eu e o meu marido estamos com problemas de comunicação."  "vocês não conversam um com o outro?"  "nós até tentamos... mas a Internet lá em casa está péssima." / Morena:  "ele falou mal de mim na minha frente." Loura:  "logo de você, que falava mal dele pelas costas..."  /  A morena com celular na mão.  Loura:  "dê uma checada na notícia que eu postei."  Morena:  "quer saber se é verdadeira?"  Loura:  "não, quero saber se estão curtindo." / Morena:  hoje é muito importante ser sustentável."  Loura:  "eu sei...  estou procurando alguém que me sustente." / Morena:  "conheci o cara por meio de um aplicativo de encontros casuais.  mas deu tudo errado."  Loura:  "por quê?"  Morena:  "vamos nos casar em outubro." / Loura:  "não aceito que me tratem como um objeto."  Morena:  "eu também não."  Loura:  "a não ser que seja como um celular novo, tamanho delicadinho, importação chinesa de 5.000 reais à vista." / Loura:  "recebi mais um comentário ofensivo no Instagram..."  Morena:  "covardes!  eles não têm coragem de dizer na tua cara o que dizem nas redes sociais."  Loura, em pose de ioga:  "ainda bem." / Loura:  "acho tão feio vazar, conspirar e delatar..."  Morena:  "eles não têm nenhuma ética."  Loura:  "estou falando da gente." //  Casal:  ele, celular na mão, distraído.  Ela:  "antes éramos só nós dois na cama.  agora, somos eu, você, o grupo da família, dos amigos, do trabalho e do futebol." / Aparelho de tevê:  "...pra foraaa!!!"  Ele:  "putz!  graças a deus essa bola não entrou."  Ela, ares de decepção, desesperança:  "eu acho que deus tem mais com o que se preocupar..."  Ele, desligadão:  "por quê?  quem mais joga hoje?"
 




                                     F  I  M
 



Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 24/08/2019
Código do texto: T6728353
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Rubemar Alves
Salto - São Paulo - Brasil, 52 anos
839 textos (45244 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/09/19 08:40)
Rubemar Alves