A TOLERÂNCIA

Prólogo

O dia de hoje (02/04/2020) amanheceu frio, com prenúncio de chuva a qualquer momento. Por conta disso não fiz minha recorrente caminhada na avenida Juscelino Kubitschek sito no aprazível bairro do Cruzeiro.

Para a felicidade dos meus notáveis leitores e também minha alegria, acordei disposto para ouvir o canto mavioso com os melhores “Hits” (sucessos) de Enya e escrever algo de cunho motivacional. Escolhi um tema fácil, mas muito oportuno e pertinente para todos nós reclusos nesse necessário isolamento social.

A EDUCAÇÃO SE TRANSMUDA EM TOLERÂNCIA

O resultado mais sublime da educação é a tolerância. Essa arte (educação), um dos grandes valores da vida, deve ensinar aos seres humanos: humildade, tolerância, sabedoria e magnanimidade. A responsabilidade da tolerância está com os que têm a visão mais ampla e o traquejo social mais burilado.

A tolerância é a virtude dos fracos fisicamente, mas fortes na moral e caráter para vencer a prepotência dos poderosos, orgulhosos, desequilibrados, ingratos e desumanos. Quanto mais desequilibrada for uma pessoa mais necessitará do equilíbrio dos iluminados tolerantes.

O DEVER DOS TOLERANTES

Ser feliz não é ter uma vida material perfeita e nababesca. Fracassos, decepções, dores e desgostos nas relações interpessoais, familiares, afetivas e profissionais sempre irão existir em menor ou maior intensidade, mas é dever dos tolerantes usar as lágrimas nas perdas para refinar a paciência.

Só os tolerantes conseguem usar suas falhas e as alheias para esculpir a serenidade e trabalhar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência emocional.

É de bom grado saber: Enquanto a humildade é caracterizada por uma forte aceitação de si e dos demais como seres com o mesmo valor, a submissão é marcada pela rejeição de si mesmo e uma supervalorização do outro.

SER HUMILDE E TOLERANTE NÃO É SER SUBMISSO

Às vezes, nos confundimos e entendemos, por exemplo, que ser humilde é a mesma coisa que ser submisso. Mas não, não é, mesmo que ambas as palavras sejam frequentemente, de forma errada, empregadas como sinônimas. Ser humilde e tolerante NÃO É SER SUBMISSO!

Jamais devemos nos diminuir (ser submisso) perante quaisquer outras pessoas (empregador, chefe, diretor, gerente, superior hierárquico e/ou outros), já que, na essência, somos todos iguais.

ATREVIMENTO VERSUS COMPETÊNCIA

Muitas vezes fui considerado atrevido por alguns superiores, em alguns momentos, quando estava na ativa a serviço da Pátria, mas a verdade é uma só.

Na mente daquele ufano (imodesto por excesso de amor-próprio) e boçal, superior apenas na cadeia hierárquica, eu estava a alguns passos à frente dele. E a competência de um subordinado nem sempre é aceita por um pedante e prepotente que se vê soberano.

Ora, não há (houve) segredo nenhum! Eu sempre soube usar, respeitosamente, a competência funcional, a urbanidade, a humildade e a tolerância, sem submissão, bem como a disciplina militar prestante mais apurada em desfavor do despreparo (descontrole emocional) de outrem.

A ESCASSEZ DA DECÊNCIA HUMANA

A decência humana está cada vez mais escassa. Os valores humanos, virtudes, atitudes e estilo de vida que nós racionais, às vezes, nem tanto, estamos perdendo ou desaprendendo a não apreciar, devidamente, estão rareando.

Os valores: Cortesia, amabilidade, respeito, urbanidade, elegância, tato e educação formal, mas espontânea, estão tão difíceis de encontrar quanto a tolerância proficiente e necessária às evoluções material e espiritual.

Qualificação, respeito e educação abrem mais portas do que riqueza material. Um sorriso faz você mais atraente do que qualquer acessório de uma indumentária. A beleza física é admirada, a espiritual é amada. Você escolhe, pela força do livre-arbítrio, qual caminho seguir porque a elegância não é uma forma de vida, é um estilo.

CONCLUSÃO

A elegância é tolerância e educação, é saber dizer: Com permissão, por favor, obrigado e perdão. Não esqueça jamais: Você pode se vestir bem, mas se você não tem educação, suas roupas serão apenas um disfarce muito usual pelos lobos em pele de cordeiro ou pelos hipócritas com suas disfarçadas intenções.

Enfim, ser tolerante e educado é não gritar sem necessidade! Não se deve ofender, julgar ou humilhar ninguém. Gritar é um sinal de fraqueza, a humilhação indica pobreza interna, a calúnia é um sinal de inveja e a agressão física ou psicológica mostra insegurança.

O mais valioso é a pessoa que você é, independente da profissão que exerce, do que estudou ou da posição que obteve. O importante é o que está em sua mente. Seja tolerante e educado! Não desqualifique nenhum ser (crianças, adolescentes, adultos ou idosos), pois todos têm algo para ensinar, por mais inocentes, rudes, deficientes e intolerantes que sejam.