Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

16. Linguística - Como falar sobre a Língua?

Como sempre, esta colectânea de artigos sobre Teoria Literária destina-se sobretudo a apoiar os estudantes de Língua Portuguesa.

I -

Tornou-se difícil para mim, escolher uma forma de APRESENTAÇÃO da nossa Língua que fosse ao mesmo tempo fácil de explicar e simples de compreender.

Considerei por fim que o melhor, seria eu escolher uma DESCRIÇÃO da Língua o mais simples e linear possível, que possa servir de BASE a desenvolvimentos mais complexos, ou seja, a estudos mais avançados.
Pois, percebendo uma DESCRIÇÃO fácil e intuitiva da Língua, sem dificuldade os Estudantes se adaptarão a explicações mais elaboradas.
Na minha prática profissional, sempre me dei bem em observar a REGRA de OURO da PEDAGOGIA, que é começar por fornecer as BASES mais elementares de dado ramo do Conhecimento, e só depois ir avançando, de forma gradual, e progressiva.

Também me preocupou que, em face da minha escolha, alguém possa considerar que não estou suficientemente “actualizada”...
...Mas depressa concluí que esse juízo de valor não deverá incomodar-me, pois enquanto pedagoga deverei escolher o MÉTODO mais apropriado aos nossos OBJECTIVOS e ao MEIO de comunicação que estamos utilizando – de certo modo, uma forma de “ensino à distância”.
Além disso, não será por escolher fornecer uma “descrição” simples sobre a Língua, que ela será menos científica.
E o meu objectivo, ou propósito, é o de dar APOIO aos ESTUDANTES que estudam sozinhos, aos Estudantes que não têm quem os ajude a tirar dúvidas.


II -

Falar cientificamente sobre uma Língua, é falar da Gramática dessa Língua.

A palavra Gramática, só por si, provoca arrepios aos Jovens!
Mas talvez porque não tenham percebido bem o seu OBJECTIVO... Por outras palavras: talvez não tenham percebido bem a sua UTILIDADE.

Ao compreender como utilizar a Gramática, automaticamente tornamo-nos aptos a:
- falar com clareza, fazendo-nos entender com objectividade,
- perceber melhor como funciona um texto escrito.
Como consequência:
- poderemos EXPRIMIR-NOS oralmente com mais correcção e clareza;
- poderemos fazer a nossa própria AUTO-CRÍTICA aos textos que produzimos (escrevemos), e assim melhorá-los.

Então, porque será que os estudantes têm horror à Gramática?
Talvez porque decoram regras, sem perceber como todos nós as aplicamos na conversação de todos os dias sem sequer pensar nelas!
... Pois, se não falássemos segundo essas regras, não conseguiríamos entender-nos uns aos outros...


III-

Há ainda uma outra razão para estudarmos e compreendermos a Gramática da nossa Língua materna:

– Porque essa é a base para uma eficaz aprendizagem das Línguas estrangeiras:

A aprendizagem das Línguas Estrangeiras baseia-se na COMPARAÇÃO entre as ESTRUTURAS das diferentes Línguas.
Essa comparação acontece, muitas vezes, de forma intuitiva! Porque a COMPREENSÃO do funcionamento da Língua materna aconteceu e se interiorizou!



Myriam
Março 2021
Myriam Jubilot de Carvalho
Enviado por Myriam Jubilot de Carvalho em 04/03/2021
Reeditado em 06/03/2021
Código do texto: T7198391
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre a autora
Myriam Jubilot de Carvalho
Portugal
132 textos (2146 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/04/21 05:41)