CASTELOVERS - POEMA MINIMALISTA

CASTELOVERS - POEMA MINIMALISTA

O gênero poema minimalista no estilo Castelovers surgiu no ano 2021 como proposta de exaltação ao amor, à natureza, aos seres humanos e os seus anseios, seus conselhos, seus dizeres, seus saberes, seus sentimentos, seus sonhos... de forma bela e única. É uma composição do casal Ana Maria Castelo Branco e JDCasteloBranco, e que tem tido vários adeptos do estilo nas redes sociais: Facebook, Instagram, Whatsapp cujos depoimentos relatam ser o Castelovers um estilo de poesia "empolgante", ou seja, não conseguimos apenas escrever um simples Castelovers, mas sempre mais de um.

Castelovers vai além da poesia... É o castelo dos amantes, e lá, existe de fato, o mundo das ideias, em que tudo é belo e nos permite uma conexão imediata com o que realmente alegra a nossa alma num universo onírico.

Castelovers é um estilo de poema minimalista em que o autor deve escrever de forma piramidal, ou seja: o primeiro verso é composto por uma palavra, o segundo por duas palavras, o terceiro por três palavras e o quarto e último verso deve ser formado por quatro palavras. Além disso, em cada verso, o número de caracteres deve ser superior ao verso anterior para ir formando a pirâmide.

No Castelovers é importante o formato, preferindo-se sua disposição em fotopoema. Rimas não é condição, mas vai partir da ins(piração) do poeta/poetisa e não se adota a pontuação. Se for indispensável para dar sentido ao texto, admitem-se somente as vírgulas.

O texto deve estar em caixa alta (todo em maiúsculo). Aceitam-se todas as classes de palavras, o importante no poema é exaltar poeticamente a natureza, o ser humano, o amor, as ideologias, as crenças, o social. O formato de pirâmide centralizado, acima do texto, alinhado à esquerda deve está escrito CASTELOVERS e abaixo da pirâmide alinhado a direita, o nome do autor.

Nesse tipo de poema, preza-se pela extração da poesia, não é apenas o formato pirâmide, mas as palavras, além de exaltar o amor, a natureza ou o ser humano... devem ser poéticas, permitindo a quem as lê uma conexão com o que transcende a existência, uma conexão mágica com as palavras.

Abaixo, exemplos de Castelovers para inspirar a sua criatividade:

CASTELOVERS

NO

CÉU ESTRELADO

UMA LUA CINTILANTE

QUERENDO ABRAÇAR OS SONHOS

Ana Maria Castelo Branco

CASTELOVERS

SENDO

VOCÊ MESMO

NÃO TEMERÁS NINGUÉM

SUA LUZ RESPLANDECERÁ SEMPRE

JDCasteloBranco

CASTELOVERS

CÉU

AZUL, UM

PÁSSARO NO NINHO

CALMARIA EM MEU OLHAR

Ana Maria Castelo Branco

CASTELOVERS

ESTILO

POÉTICO EM

FORMA PIRAMIDAL QUE

EXALTA AMOR, SERES, NATUREZA

Ana Maria Castelo Branco

Nos links abaixo, encontram-se exemplo de fotopoemas com Castelovers

https://www.facebook.com/groups/247034100580255

https://anamariacastelobranco.blogspot.com/2021/