A literatura e a teoria literária

Você entende o que é literatura? E os estudos de teoria literária? Esse artigo busca ampliar seus conhecimentos sobre esses termos que aparecem em diversos estudos acadêmicos ou mesmo em textos jornalísticos e podem confundir o leitor.

A literatura pode ser considerada um produto cultural e, sendo assim, não é homogênea, muito menos óbvia. Segundo Souza (1986, p.6), "a literatura é objeto de uma problematização, de um questionamento, apto a revelar a superficialidade da atitude para a qual ela corresponde apenas a uma noção difusa e culturalizada…".

A literatura tornou-se objeto de investigação desde as origens da civilização ocidental e já teve diversas disciplinas para estudá-la: a poética, a história da literatura, a crítica literária, a ciência da literatura e a estética. Na atualidade, o termo "Teoria da Literatura" tornou-se um sinônimo que abrangeria essas disciplinas, entretanto, o termo significa uma alteração dos métodos, conceitos e objetivos. É, portanto, uma nova disciplina, distinta das demais.

Souza (1986) conceitua o que é a teoria de literatura:

Esta consiste numa modalidade histórica e conceitualmente distinta de problematizar a literatura, de maneira metódica e aberta à pluralidade da produção literária e de seus modelos de análise. Assim sendo, a teoria da literatura não é uma meia dúzia de noções elementares e 'teóricas' cuja razão de ser consiste em suas aplicações 'práticas'. (SOUZA, 1986, p.20)

O objeto da Teoria da Literatura é as obras escritas (e também de natureza oral) que elaboram de forma especial a linguagem, constituindo universos ficcionais ou imaginários. Roman Jakobson, no mesmo livro de Souza (1986, p.45), nos esclarece que "...o objeto do estudo literário não é a literatura, mas a literariedade, isto é, aquilo que torna determinada obra uma obra literária.”

Bibliografia

SOUZA, Roberto A. de. Teoria da Literatura. São Paulo: Ática, 1986.