PORQUE O IMPERADOR CONSTANTINO CRIOU A BÍBLIA

Conta a história que; Até o século 3 os cristãos eram livres para acreditarem nos escritos, tidos como sagrados, que quisessem. Mas, essa liberdade gerava uma grande confusão, porque uns acreditavam que havia apenas 1 Deus, outros que eram vários e assim por diante.

Era impossível controlar um rebanho de pensamentos tão dispersos e foi aí que, no ano 325, recém descoberto o “papyrus” (uma espécie de papel feito de junco), que o imperador romano Constantino teve a grande idéia de reunir todos os escritos, em um só livro. O imperador romano convocou uma reunião em Nicéia, na atual Turquia. Em consequência, a mando de Constantino, dois mil e quarenta e oito “bispos”, se reuniram para debater, discutir e selecionar, quais os escritos seriam a “palavra autorizada de Deus”.

Tão barulhentas e violentas se tornaram as discussões, que Constantino viu-se obrigado a funcionar com árbitro, desclassificando mil, setecentos e trinta bispos. Permaneceram apenas trezentos e dezoito. Todos os quais, estavam de pleno acordo com os interesses de Constantino. E com a autoridade de imperador, determinou que a partir daquela data somente seriam aceitos, como a verdadeira Palavra de Deus, os Evangelhos de Lucas, Marcos, Mateus e João. E que seriam impressos em um só livro, como já citado e distribuído à população.

Os demais escritos o imperador Constantino determinou que fossem queimados e os seus seguidores presos como hereges. E aquele que ocultasse algum escrito dele, e não o entregasse logo, para ser queimado, deveria ser punido com a morte.

Os Evangelhos de Filipe, Tomé, Pedro e Madalena, não foram selecionados. Estes, apresentam um Jesus muito mais próximo do homem, até porque Jesus se submeteu à circuncisão – logo, não era só Espirito.

Os Evangelhos que o imperador romano mandou destruir não tratam, por exemplo, da virgindade de Maria, nem da crucificação de Jesus. Aliás, não tratam de sofrimento nem provações de Jesus.

Exemplo de relatos polêmicos:

Tomé:

- “Disse Jesus: O reino está dentro de vós e também em vosso exterior. Quando conseguirdes conhecer a vos mesmo sereis conhecidos e compreendereis que sois os filhos do Pai Vivo. Mas, se não vos conhecerdes vivereis na pobreza e sereis a pobreza”.

Diferente do Jesus de Marcos, Mateus, João e Lucas, o Jesus de Tomé prega a salvação pelo conhecimento e não pela penitência. (Não foi selecionado).

Mateus:

Disse Jesus: “E todos os que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna”! (Mateus 19:29). Está na Bíblia. Mas eu nunca ví nem ouví nenhum Padre ler na missa!

Vale lembrar aqui, que não existem escritos deixados por Jesus. E que todos os seus discípulos eram iletrados. Homens analfabetos,. Simples pescadores da época. Que o seguiram acreditando em suas pregações.

Todos os relatos foram transcritos após a morte de Cristo. É óbvio que podem ter sido “coloridos” por diferentes pontos de vista.

Portanto, é muita responsabilidade, afirmar que, um livro criado por interesses políticos e com o objetivo principal de controlar a população de uma determinada época, seja chamado de sagrado e comercializado como a “Palavra de Deus”!

(leia mais. Informe-se mais. Ao invés de simplesmente crer)

Norberto Castro