UM APONTAMENTO SOBRE - MÉTODO

Este capítulo deve-se ao pedido de um Leitor.

Desde já, agradeço a atenção e a confiança no meu depoimento!

***

Estamos de acordo que é preciso darmos atenção à nossa FORMAÇÃO CONTÍNUA

A vida é complexa. Temos que dar atenção à família, ao emprego, e também a momentos bons de distracção e descontracção.

Mas será bom se, a par de tantas preocupações e actividades, conseguirmos reservar algum tempo para mantermos os nossos “conhecimentos” actualizados!

Ora, põe-se uma dificuldade... Reconhecemos que a nossa memória não abarca TUDO o que quereríamos fixar... É aqui que entra a ORGANIZAÇÃO mental, o MÉTODO:

1-

Uma primeira verdade, é que não podemos abarcar todos os temas que consideramos importantes...

E nem todas as matérias que aprendemos na Escola nos interessaram por igual.

Então, é bom identificarmos QUAIS os TEMAS de que mais gostamos!

2-

Há um outro problema:

A nossa memória não consegue fixar tudo o que desejaríamos guardar...

Então, é conveniente:

a) - Tomar notas dos pormenores, ou detalhes, ou frases, ou acontecimentos, ou informações científicas, que mais nos interessam

b) -Essas notas devem incluir o Título do livro, o nome do autor, a editora, a data da edição, e a página

Ou então, quando se tratar de um artigo de jornal, ou revista: o título do artigo, com indicação do Jornal, ou Revista, da sua data, do nº da edição

Ou então, do programa de TV, do Canal, da Série, da data...

c) Se por acaso copiamos uma ou várias frases, estas devem ser assinaladas com “aspas”.

MAS: se formos nós a anotar um certo pormenor: devemos assinalar que a nota é nossa, é pessoal!

Até é conveniente assinalar a data dessa anotação!

d) Com o passar do tempo, por vezes podemos constatar que a INFORMAÇÃO evolui! Há TEORIAS e INTERPRETAÇÕES que se ALTERAM!

e) Também é interessante vermos como sobre um determinado tema, diferem as interpretações dos historiadores, dos críticos!

3-

Para quê tantos cuidados?

É muito simples:

Uma boa organização dos nossos “apontamentos” é um óptimo auxiliar, um óptimo apoio para a MEMÓRIA!

4-

E agora?

O que fazer com essas notas?

Enquanto não temos muitas... basta guardá-las numa “capa”...

MAS:

E quando vão sendo muitas?!

Vou dar um exemplo. Assim:

Uma pessoa gosta de Literatura e de História.

Mas não vai misturar os nomes dos Autores... Uns nasceram no século XIX, outros na Idade Média, outros na Antiguidade Clássica (Grécia e Roma antigas), outros são Românticos, outros são Realistas; outros são Brasileiros, outros Chineses, outros Italianos, ou Portugueses, ou Angolanos ou... ... .. ou... ...!

Uns são Poetas...

Outros são Prosadores – Romancistas, Críticos...

E a História?!

Não vamos misturar a Guerra dos Farrapos com a II Guerra Mundial, nem com a Guerra do Vietnam; não vamos misturar a Guerra dos Trinta Anos, com as Guerras de Libertação dos povos colonizados...

Não vamos dizer que Leonardo da Vinci nasceu em Angola... ou que São Francisco de Assis nasceu em Paris!...

Quer dizer:

Não vamos “misturar alhos com bugalhos”! – como diz um provérbio português.

5-

É aqui que entra a necessidade de termos uma “pasta de arquivo”, ou “pasta de argolas”, ou “dossiê de argolas”.

Quanto a estas “pastas”, as mais práticas são as que têm apenas 2 argolas.

Precisamos também de “separadores”, que são aquelas folhas de cartolina, finas, em formato de A4. Costumam vir já com os furos apropriados para serem guardadas nos “dossiês”.

É conveniente dar atenção: devem ser folhas de cartolina com os 2 furos.

6-

Então, agora que já temos os MATERIAIS, como vamos ORGANIZAR?

Deixo esta sugestão:

A - Quanto aos AUTORES:

I - Temos várias páginas (páginas A4) sobre alguns ESCRITORES – romancistas, poetas, filósofos, etc – de que mais gostamos?

Vamos PESQUISAR -

QUEM foi

Em que ÉPOCA Viveu

QUAIS os livros que publicou

QUAL a corrente literária – ou quais as correntes literárias – que se faziam sentir no seu Tempo?

Qual foi a TEMÁTICA geral da sua obra

Qual foi o seu ESTILO

Quem foram os estudiosos da sua obra, o que foi que disseram dele...

Aqui, deixo uma nota muito pessoal:

Quando eu era jovem e tinha poucos livros, eu agrupava os escritores por Países.

Mais tarde, os livros cresceram na estante... Então passei a agrupá-los pela data de nascimento.

MAS surgiu uma enorme dificuldade!

Uns autores começam a publicar muito jovens, outros já em idades relativamente avançadas... Comecei a não sentir apoio nesta arrumação...

Então, tive uma ideia... uma ideia luminosa, uma ideia muito feliz:

Com o auxílio da Wikipédia, comecei a tomar nota da DATA DA 1ª PUBLICAÇÃO:

E verifiquei que com este processo, tenho os autores de uma determinada ÉPOCA... TODOS juntos! Já não arrumo por Países, nem pela data de nascimento – mas sim pelo ano da 1ª publicação!

E depois, como LEMBRAR onde estão os livros?!

Quando não me recordo qual a prateleira de determinado livro, venho ao computador, à Wikipédia, e consulto o nome do Autor: procuro o ano da sua 1ª publicação!

E já está! Encontro logo o livro que procurava! É muito simples!

Por vezes, até junto, dentro de cada livro, uma pequena ficha onde constam breves anotações:

= quando nasceu,

= quando começou a publicar,

= qual a Escola ou Estética em que é incluído...

B- Quanto à HISTÓRIA:

Os Escritores viveram numa determinada época.

Então... Porque foi que escreveram dentro deste ou daquele Estilo?

Porque foi que se interessaram por este ou aquele Tema?

Algumas respostas a estas questões poderão ser encontradas na História das suas respectivas épocas!

Então, faço assim:

Por exemplo:

No séc XX, temos o SURREALISMO!

Abro uma secção no dossiê:

Faço uma “capa” na folha de cartolina, dando-lhe o título - SURREALISMO

Começo por arquivar as minhas notas sobre os dados HISTÓRICOS que vou coligindo, sobre os anos 20 do séc XX

E só depois, arquivo as minhas notas sobre os Poetas, seguindo a tal ordem dos anos da sua primeira publicação. Assim, podem surgir autores franceses, espanhóis, italianos, russos... ... São todos da MESMA época!

E verificamos, até, que poderão surgir autores que, sendo dessa mesma época, não alinharam nessa “escola”:

OU são os “independentes"...

OU podem ser agrupados sob outra "escola"...

Conclusão:

Para estudar LITERATURA,

estudamos simultaneamente a HISTÓRIA!

NOTA:

Eu costumo de dizer, para mim própria:

Literatura e História - são irmãs siamesas!

Poesia e Música - são irmãs siamesas! MAS... quanto a estas duas 'irmãs' - lá chegaremos!

***

Há ainda uma NOTA muito importante:

Quando desconhecemos totalmente um Autor, ou uma Época, recorremos a uma ENCICLOPÉDIA:

Actualmente, o recurso mais acessível, de que podemos dispor sem nos deslocarmos, é o que encontramos na Wikipedia. MAS!

...Mas...

...NÃO podemos ficar apenas com a Wikipeédia! LONGE disso!

O recurso à Wikipedia é apenas um 1º passo.

No final de cada artigo, a Wikipédia diz-nos:

“Para saber mais”

E dá-nos alguns LINKs:

E assim, de LINK em LINK, de título em título, de raciocínio em raciocínio – conseguimos ir progredindo nas nossas pesquisas!

Além do mais, há na Internet, inúmeros 'sites' brasileiros, muito bons, de auxílio para os Estudantes!

São muitíssimo bem feitos, muito úteis tanto para os jovens como para os adultos!

***

Esforcei-me por me explicar com a necessária clareza!

Espero ter conseguido!

De qualquer maneira, daqui por uns dias, eu virei reler este capítulo! Talvez me ocorra alguma melhoria...

Assim, para quem estiver interessado, poderá ser conveniente voltar a este capítulo daqui por.. um mês... Pode ser que eu tenha alterado algum detalhe para “melhor”.

E de momento, despeço-me, com Amizade por quem me ler,

Myriam

8 de Maio de 2022

Myriam Jubilot de Carvalho
Enviado por Myriam Jubilot de Carvalho em 08/05/2022
Reeditado em 22/05/2022
Código do texto: T7512070
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