EXPLANAÇÕES SOBRE TEXTOS POÉTICOS
 
 

POESIA E POEMA

 
 
Diferença entre poema e poesia
A professora Daniela Diana,(pesquisadora, produtora cultural e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014) define assim:
Embora muitos definam poema e poesia como sendo a mesma coisa, eles possuem conceitos diferentes. Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Há alguns anos passados eu aprendi com o eminente advogado e professor Ibrahim Cury, que poema pode também ser um cântico ou um hino. Igualmente pode narrar um ato heróico (epopéia) ou um canto lírico (ode)
Já a poesia, segundo a professora Daniela Diana é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc. Já o poema está inserido no universo literário somente.
Resumindo:
Poema: texto literário formado por versos.
Poesia: produção artística que provoca emoções
Eu particularmente entendo que em ambos os casos o poeta vive e materializa aqueles sentimentos que traz no seu coração. A maioria dos poetas tem o dom de transformar a tristeza em alegria, a desilusão em momentos bem fazejos, a gratidão em bênçãos e a guerra em paz espiritual.

 
 

LETRAS DE MÚSICAS


 
Um amigo pediu-me para definir o que significa a letra de uma música e por que.
Não o respondi de pronto. Vim para casa e depois de estudar bastante encontrei a resposta,
A música em si nasce de um conjunto de linhas melódicas, inicialmente aleatórias, mas que vão criando formas e corpo ate que fique claro e definido começo, meio e fim, quando então o compositor transfere para o pentagrama (partitura) aquilo que criou.
As letras dessas músicas, quando o compositor é também poeta e escritor normalmente seguem o mesmo curso. O autor vai adequando cada nota musical ao verso e assim por diante. Outros escrevem primeiro o poema e depois se preocupam em musicá-lo, mas sempre acompanhando o mesmo raciocínio.
Nesta obra o poeta incluiu diversas musicas escritas alternadamente, vez primeiro a letra, vez primeiro a musica ou ambas as coisas.
A guisa de esclarecimento este poeta informa que a música NOITE DE AMOR E PAZ ele compôs em várias etapas. A pedido de um professor do Conservatório de São José dos Campos – SP (1963) iniciou uma composição em duas partes, a primeira em ”C” modulando para “E” e voltando para “C”. Alguns meses depois criou a terceira parte, modulando de “C” para “Cm7” e em seguida fechou modulando para “Eb7+” – “Am” e terminando em “C”.  Cinco anos depois, já morando em Poá – SP inseriu a letra na música para participar de um festival estudantil.


 
CIRANDAS




 
Quando falamos de ou sobre cirandas sabemos muito bem que não se trata apenas de uma cantiga ou brincadeira de roda inocente e infantil tal qual ela nasceu no norte-nordeste do Brasil. Existem inúmeras formas de cirandas.
Exemplos: “Ciranda da vida”, quando nós pobres seres humanos frágeis e desprovidos de astúcias nos envolvemos com pessoas e compromissos diferentes e fora do nosso alcance para resolver, acabando num círculo vicioso de erros e complicações. Alguns não conseguem suportar.
“Ciranda financeira” Ocorre muito nos países capitalistas que se endividam além das suas capacidades monetárias e vão transferindo as dívidas de um lado para outro, como se diz na gíria, empurrando com a barriga sem chegar a lugar algum. Nessas cirandas o povão é que se lasca, vez que as dívidas viram bolas de neve e só crescem.
A “Ciranda poética” é diferente, vez que abrange as mesmas cantigas de rodas com naturalidade apenas expressando amor e delicadeza. Nestes casos o poeta é o cirandeiro girando as palavras para os pontos alegres e felizes da vida.

 
FRASES
 
“Em que consiste uma frase”:
Segundo os nossos dicionários da língua portuguesa falada no Brasil a frase consiste na construção comunicativa de sentido completo, sendo composta por uma ou mais palavras, possuindo ou não verbo.
A meu ver, salvo melhor juízo, uma frase pode ser negativa, afirmativa ou filosófica. Exemplos:
01 – negativa: Nesta vida não sei se conseguirei realizar um sonho desta natureza;
02 – afirmativa: Com as graças de Deus tenho certeza de que realizarei esta tarefa com sucesso;
03 – Filosófica: Ainda que o mundo e a vida sejam tão complexos nós pobres seres humanos e mortais sempre estaremos em busca da verdade.
Claro, as frases podem ser de cunhos afirmativos, negativos, exclamativos, imperativos ou interrogativos.
Nós músicos e instrumentistas usamos diariamente as frases musicais que consistem em um trecho musical que encerra uma unidade completa, limitado pelo encadeamento de notas que define o tom.
 
TROVAS
 
Em que consiste uma trova:
A trova é uma modalidade poética das mais fáceis de escrever e de decorar para interpretar em público vez que é curta e não exige tanto de quem as escrevem.
Em regra geral uma trova contem uma estrofe de quatro versos, o primeiro rimando com o terceiro e o segundo verso rimando com o quarto e cada verso contendo apenas sete sílabas. 
Alguns poetas escritores costumam, às vezes, fazer uma trova com mais de oito sílabas, forçando a tônica na sétima sílaba do verso. Eu particularmente não gosto muito disso. Prefiro os versos exatos e igualmente as rimas exatas. Mas entendo que não está errado quem assim escrece.
Exemplos: Uma trova com versos de mais de sete sílabas:
MAR FURIOSO.
Ali o mar estava furioso
A graça do passeio acabou.
Nada mais nos restava a não ser rezar.
Do barco um esteio nos sustentou.
 
Uma trova com exatos sete sílabas:
TERRA QUERIDA
Lá em São Sebastião
Está a minha vida.
Trago-a no coração
Minha Terra querida.