Estudo da lingüística

A lingüística pode ser considerada uma ciência que estuda a linguagem, cujo objetivo principal visa a construir uma teoria geral que possa definir todas as línguas. A língua, tal como a fala, é objeto de natureza concreta, visto que, os signos utilizados, não são abstrações, mas uma realidade consensual de uso individual e coletivo, sem os quais a comunicação seria impossível. Os signos, pois, são objetos reais; é deles e de suas relações que a Lingüistica se ocupa, por isso, podem ser chamados entidades concretas desta ciência. (Lingüisitca Geral, p.119).

O estudo da linguagem permite examinar isoladamente duas partes: a Lingüística Interna, considerada sistema, que tem por objeto a língua, o uso social em sua essência, independente do indivíduo, e, a outra parte, a Lingüística Externa que objetiva estudar os elementos exteriores ao sistema, em outras palavras, a fala e as marcas que o falante imprime na língua.

...

COMENTÁRIO/FRAGMENTO...

15/06/10 21:19 - IP:

189.127.190.107)

Estudo da Linguística.Texto curto e bem explicativo.Muito bom. Quanto a dúvida da leitora sobre como a linguística virou uma ciência, é simples. Existe um livro novo chamado “Conversas com Linguístas:virtudes e controvérsias da lingüística” que foi lançado este ano. Bom e bastante enriquecedor no que diz respeito a conhecimentos lingüísticos; há nele definições de diversos autores renomados.

Para todos os autores foram formuladas as mesmas questões: ”A lingüística é uma ciência?”. As questões formuladas obtiveram diversas respostas;uma delas é a seguinte: “A linguística é uma ciência?”

Num trabalho de faculdade, minha turma foi dividida em grupos e cada grupo trabalhou um autores diferentes. O meu grupo ficou com Francisco Gomes de Matos. Este autor afirma: “A linguística é uma ciência sim, pois a partir do momento que a linguística tem um objeto de estudo próprio(a linguagem, uma metodologia e atende a critérios de cientificidade como parcimônia, sistematicidade, objetividade entre outros, ela reúne sim as características para ser chamada de ciência.

Recomendo pois, este livro e adianto que ele ainda não tem na web para download free, apenas nas livrarias. Ele vai te esclarecer bastante.

Abraço...

Dayane Priscila

Referências

GNU Free Documentation License.

ALTINO, Fabiane Cristina. Estruturalismo e Sociolingüística. Disponível em < http://www2.unopar.br/bibdigi/biblioteca_digital.html. Acesso em: 20 ago. 2007 e 10 set. 2007.

RAMAZINI, Haroldo. Introdução à Lingüística Moderna. São Paulo ícone, 1990, p.25.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Lingüística Geral, 15 ed. São Paulo: Ctrix, 1989, p. 16, 80, 116, 119 e 142.