Relação entre a Arte Literária e a Realidade

A literatura é uma forma artística de representação da realidade. E a própria literatura cria o real e o irreal: o que é irreal é considerado verdade ficcional dentro da obra, e mesmo essa verdade ficcional faz uma correlação com a realidade do mundo. Na literatura, para um leitor atento, pode-se compreender e identificar como ocorre a reprensentação da realidade; por exemplo: os adultérios da obra machadiana representam (é uma leitura de) um fato real da sociedade daquela época. Uma obra literária é sempre fruto da imaginação de seu autor, porém, podem representar seres ou situações que existem ou não na vida real.

A arte literária é uma forma de manifestação artística que tem a palavra como matéria-prima. A palavra é o artefato da linguagem e, na literatura, é através da linguagem que todo um "mundo" é representado. As escolas literárias, por exemplo, são marcadas por características e idéias em comum, e através delas podemos fazer uma (re)leitura da sociedade da época, por mais que algumas escolas não buscassem retratar a realidade, imprimiam em seus textos os valores que eram levados em conta.

O Realismo, escola literária que no Brasil ocorreu entre 1881 e 1922, vem mostrar a arte literária com um idário novo, cheio de filosofia e evolucionismo. É no Realismo que vamos encontrar a realidade mais visível, o cotidiano mais valorizado, a análise psicológica e a observação. Isso é a emoção do simples.

E à luz de Afrânio Coutinho (1978), finalizamos este:

"A literatura é, assim, vida, parte da vida, não se admitindo possa haver conflito entre uma e outra. Através das obras literárias, tomamos contato com a vida, nas suas verdades eternas, comuns a todos os homens e lugares, porque são verdades da mesma condição humana".

REFERÊNCIAS

BOSI, Alfredo. história concisa da Literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2006.

TUFANO, Douglas. Estudos de língua e leteratura. São Paulo: Moderna, 1998.