PÉROLAS DOS BACHARÉIS; SESSÃO RISO

Agora consigo perceber e ver com meus próprios olhos o porquê de tanta briga para acabar com exame de Ordem.

É que depois dos comentários que recebi aqui, alguns até mesmo em línguas estranhas (acho que se trata de estrangeiros ou de praticantes de glossolalia*), vejo que o exame de Ordem é mesmo uma barreira intransponível para a maioria.

Os candidatos a "dotor" escrevem tão bem...

Faltam apenas algumas letras aqui outras ali, coisinha mínima, não é?

O que é uma letra? Fará ela diferença na vida de alguém?

E uma vírgula?

Que sinal mais petulante esse! Acha de nos deixar na hora em que mais precisamos, ou de entrar no lugar onde não o queremos!

Abaixo a vírgula!

Acentuação?

Os anglófonos* vivem tão bem sem ela. Por que nós temos que ficar nos esforçando para aprendê-la?

De outros comentários, por mais que eu me esforce, por mais que tente, não consigo extrair deles a essência, a alma, entendem?

Acho que os autores escrevem com tanta profundidade que os textos deles ficam assim mesmo, impenetráveis, obscuros, ininteligíveis...

Caprichos de juristas contemporâneos, ou melhor, na verdade, filósofos do direito, jusfilósofos!

Outros textos não têm início, nem meio e o fim? Onde está o fim do texto?

- ”Fim! Fim!”. “Venha cá menino, não corra do nosso texto, seu danado!”.

Ralha o bacharel em direito com o “fim” portando o “diproma” em sua mão esquerda.

É assim que se escreve diploma?

Bem, fiquem com meus aplausos os bacharéis que não conseguiram sua carteira de advogado, vocês estão nos prestando um ótimo serviço!

MNBD, parabéns pelo movimento!

Sem ele a carteira nunca irá passar de um sonho distante, bem distante, quase intergaláctico!

*Vocabulário difícil. Cantinho de apoio ao bacharel.

Sou bom com vocês, queridos bacharéis, assim explico o que significam os termos mais complexos, certo?

Glossolalia: Falar em línguas estranhas. Como fazem nas igrejas pentecostais, lembram-se?

Anglófono: Todo falante de língua inglesa. Beleza?

Segue abaixo os comentários (exatamente como estão escritos; todos não autenticados, não sei o porquê) em meu texto:

"Extinção do exame de Ordem; O MNBD e o tiro no próprio pé"

Divirtam-se!

Vale a pena ler de novo!

01/07/2010 16:11 - Altair

Discordo do seu ponto de vista, veja aos seus amigos ou colega profissionais o que fazem hoje, obtem assessoria para captaçâo, imobiliaria em conjunto com advocacia captação de cliente, pasma onde esta a etica. Informo mais, nota-se que seus colegas não estão preocupados com estas concorrencia, pois eles são bons, e tem seus propios cliente,eles não liga para o que dizem, isto é assunto de alunos novos que passou no exame e esta se achando, voce garoto vai passar por dificuldade nesta vida e quem podera te ajudar sempre sera um BEL (caso criminal, o Delegado é Bel etc...).

29/06/2010 13:52 - Jack

So gosta e defende o "exame de Ordem", os dirigentes da OAB que ganham muito dinheiro com ele e as pessoas que tem medo de concorrencia, pois como ja foi dito, o mercado mesmo se encarrega de separar os bons profissionais dos ruins. Hoje os prestimos da OAB, outrora memoraveis é totalmente dispensavel ao Pais e para sociedade, virou cabide de emprego politico nada mais que isso.

26/06/2010 15:22 - same

João Reis.... Parabéns pela sua conquista!!! Mas me responda uma coisa...., o que vc faria com uma prova elaborada pelo CESPE e que a OAB covardemente ratificou, que foi o caso da prova de Direito do Trabalho de 2009.2, onde a Banca queria extinguir uma relação de trabalho de um empregado com mais de 01 ano por CONSIGNAÇÃO DE PAGAMENTO? Isso é ser correto? Isso é isonômico? Meu amigo, a OAB em conjunto com a CESPE, tirou do mercado quase 3.000 Bacharéis no exame em comento. Dessa forma não venha a público dizer que o exame de ordem qualifica e que só os melhores é que estão no mercado, pois, o que eles fizeram foi um verdadeiro genocidio jurídico empurrando garganta abaixo um problema que não cabia medida judicial nenhuma. Errar, todos erram, o problema é reconhecer os seus próprios erros, coisa que o CONSELHO FEDERAL NÃO FAZ!!!

23/06/2010 07:59 - joao dos reis

Parabens, acertou em cheio o alvo. Sai da UF, me preparei, aprendi muito,multipliquei os meus conecimento, pratiquei - fiz o exame da OAB e passei, bem colocado. Achei facil, Somente quem deseja vencer, enfrenta desafios. Quando a coisa é facil, não damos valor.

20/06/2010 22:12 - marcelo

Discordo do seu ponto de vista... O Sr. pensa nisso hoje, mas caso não saiba, a Lei que determina o exame de ordem foi criado por um provimento do Conselho em 1.994 - Lei 8906/94. Se havia uma preocupação com a proliferação de profissionais no mercado e com a qualidade do ensino jurídico, porque a própria OAB não fiscalizou as instituições de ensino jurídico em todo território nacional, afinal, ela está em todos os confins desse BRASIL!!! Veja bem, não contra a OAB, sou a favor do que ela prega e contra o que ela faz, o que é bem diferente. O artigo 44, I do EOAB vai de encontro a própria Constituição, dessa forma não temos que se preocupar com o nº de Advogados no país e sim em aplicarmos nossa Constituição de forma isonômica, o que não acontece no presente momento com a exigência desse exame. Nós temos é que dar um basta nesse exame e deixar que o mercado faça sua seleção natural. Afinal é assim com todas as demais profissões, ou to errado? Recentemente, o Presidente da Seccional de SP impetrou um Mandado de Segurança e foi indeferido por inépcia...rs, pasmem, mas é verdade. Isso quer dizer que, todos nós somos passíveis de erro Sr. Joaquim... Abs

18/06/2010 21:12 - jack

Concordo com tudo que foi colocado pelo Ilmo. Sr. Joaquim Maria. Porem nao concordo da maneira que isso e feito, pois a OAB nao tem competencia para promover tal aferiçao, isso e um problema de ensino publico e essa baguça politica que e nosso pais. Nao sou conta o exame. Contudo deve ser feito com responsabilidade que e pelo ente publico e o Estado(MEC), e antes de entregar o diploma e de maneira gratuita, dessa forma nao existiriam tantas pessoas lesadas, mas isso com certeza a OAB, nao que, pois sao milhoes que estao em jogo ne.

Frederico Guilherme
Enviado por Frederico Guilherme em 02/07/2010
Reeditado em 02/07/2010
Código do texto: T2353156
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.