A sociedade e o sistema penitenciário - uma reflexão

No Brasil, a regra é o preso não trabalhar, a não ser de forma voluntária e a cada dia trabalhado existe o desconto de um dia na pena.

Na iniciativa privada, se o trabalhador falta ao trabalho tem o dia descontado e ainda por cima poderá ter o seu contrato rescindido, inclusive por motivo de justa causa.

A pergunta que surge é a seguinte. Será que o sistem é justo, ou é o chegado o momento de mudanças na busca de uma melhor resposta para aqueles que praticam crimes.

Até quando a violência continuará sendo uma realidade. Será que não é chegado o momento de mudar o tratamento penal dispensado aos menores.

Será que não é chegado o momento de se mudar o tratamento que é dispensado aos condenados para que estes trabalhem e não sejam apenas um peso para o Estado e a sociedade.

A resposta está na própria sociedade. A apatia por si só não leva a lugar nenhum. É preciso uma mobilização.

Afinal, não se deve esquecer que o governo é um reflexo da sociedade e que os governantes possuem a sua origem na própria sociedade.

Somente com a união de toda a sociedade é que as mudanças irão surgir, fica a reflexão para que as pessoas não continuem sendo vítimas da violência.

Proibida a reprodução no todo ou em parte sem citar a fonte em atendimento a lei federal que cuida dos direitos autorais no Brasil.