Lançamento de obra inédita de Direito Militar em Belo Horizonte

No dia 13 de junho de 2011, no salão de festas da AMAGIS, Associação dos Magistrados do Estado de Minas Gerais, O Juiz de Direito Titular de Minas Gerais, e professor da Academia de Polícia Militar, Dr. Paulo Tadeu Rodrigues Rosa, lançou juntamente com o Juiz Jadir Silva, Presidente do TJMMG, e do Juiz Ronaldo João Roth, Juiz da Justiça Militar de São Paulo, uma obra inédita na seara do direito militar, que já está sendo considerada na área como sendo a obra do século XXI segundo os especialistas.

A obra que é de autoria coletiva e conta com a participação de diversos autores de renome nacional, dentre eles, Ministros do Superior Tribunal Militar, dos Tribunais Militares dos Estados, e oficiais das Forças Armadas e Forças Auxiliares aborda diversos temas da área do direito militar.

A respeito do lançamento da obra, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, divulgou nota oficial em seu site, nos seguintes termos,

"Em clima de comemoração, o TJMMG acompanhou, ontem, dia 13 de junho, o lançamento do livro “Direito Militar – Doutrina e Aplicações”, que tem como autores, dentre outros, o presidente do TJMMG, juiz Jadir Silva; o corregedor da Justiça Militar, juiz Fernando Galvão da Rocha; e o juiz de direito titular da 2ª auditoria da JMMG, Dr. Paulo Tadeu Rodrigues Rosa.

O evento ocorreu no salão de festas da AMAGIS e contou contou com as presenças ilustres do juiz Cel Sócrates Edgadr dos Anjos, Vice-Presidente do TJMMG; do juiz Cel Rúbio Paulino Coelho; do juiz Décio Carvalho Mitre, ex-Presidente do TJMMG; juiz Bruno Terra Dias, Presidente da AMAGIS; o juiz Ronaldo João Roth, auditor da Justiça Militar do Estado de São Paulo; do Dr. Dircêo Torrecillas Ramos; do Cel PM Márcio Martins Sant’Ana, Chefe do Estado-Maior da PMMG; do Cel PM João Bosco da Costa Paz, Chefe de Gabinete do TJMMG; do Cel PM Herbert Fernandes Souto Silva, Corregedor da PMMG; dos advogados Sylvia Helena Ono, de São Paulo, e Marcelo Dias; oficiais, cadetes e praças da PMMG e do CBM.

Na ocasião, foi proferido discurso pelo presidente do TJMMG, juiz e coautor Jadir Silva, que, em seguida, juntamente com os autores juiz Paulo Tadeu e o juiz Ronaldo Roth, autografaram exemplares da obra, que é inédita no Brasil.

Configurando como a mais completa do seu segmento, chegando ao ponto de ter sido considerada, tendo em vista a sua grandeza, a obra do século, pelo seu idealizador, coordenador e autor, juiz Ronaldo João Roth, pois é a maior obra no gênero no Brasil, nos 203 anos da existência da Justiça Militar, quando aqui foi criada em 1º de abril de 1808, pelo rei d. João VI".

Percebe-se com base na nota do Tribunal de Justiça Militar a importância da obra, o que é motivo de honra para o Professor Paulo Tadeu Rodrigues Rosa, que recebeu durante o evento a presença de amigos, oficiais da PM e Corpo de Bombeiros, e também de seus alunos na Academia de Polícia Militar que lá estiveram para prestigiarem o mestre.

Proibida a reprodução no todo ou em parte sem citar a fonte em atendimento a lei federal que cuida dos direitos autorais no Brasil.