Dr. FRANCISCO MELLO, (66)96892292 ADVOGADO CRIMINALISTA, RONDONÓPOLIS, ÁREA PENAL, ÁREA CRIMINAL, DIREITO PENAL, DIREITO PROCESSUAL PENAL, MATO GROSSO. (BRASIL) ARTIGO: CRIMINALISTA, ODIADO POR UNS E AMADO POR OUTROS.

Qualquer pessoa intimada à responder em Juízo precisa de um advogado que faça sua defesa utilizando a legislação, razões e argumentos. O acusado deve ser considerado inocente até sentença transitada em julgado.

Advogados são tão importantes quanto os Juízes e Promotores para a movimentação da Justiça. Não há qualquer hierarquia entre eles é o que diz a Lei 8906/94:

Art. 6º Não há hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público, devendo todos tratar-se com consideração e respeito recíprocos. (Grifei).

Quando radialistas, autoridades públicas, imprensa, apresentadores de televisão e outros citam advogados como responsáveis pela onda de crimes que acontecem a mando de traficantes encarcerados agem com irresponsabilidade. Os advogados são necessários para a efetivação da Justiça.

Estou ao lado dos advogados éticos que não se prestam à serem parceiros de criminosos. Nossa classe não pode, não merece e não deve ser acusada de ser cumpliciada com o crime e de soltar bandidos.

Por que apenas os advogados são taxados de cumpliciados com bandidos?

Presos usam celulares nos presídios e dirigem quem está fora montando uma rede de criminosos. Os advogados não merecem serem acusados pelo desvio de conduta de um policial, um visitante ou um agente carcerário, que levam ou deixam entrar celulares, drogas etc no presídio.

Em tempo registro que não me oponho a que a visita do advogado a seu constituinte no parlatório dos presídios seja filmada por câmeras de vídeos pois assim identificaríamos os bons e maus profissionais.

Como advogado criminalista, levo para meus clientes apenas e tão somente o que é permitido pelas resoluções dos diretores das penitenciárias. Conheço a Lei e sei o que é lícito adentrar no estabelecimento prisional.

Não me presto a cometer ilícitos, que fique bem claro à quem de mim precisar. Convoco meus colegas advogados criminalistas para que combatamos essa onda de maledicência contra nossa categoria. Como estão insinuando somos culpados até pelo sol vir do nascente.

O Estado se quiser pode monitorar as conversas dos detentos, ou inviabilizar o sinal de celular nas prisões, pois que o faça para que os advogados não sejam acusados injustamente. Quem introduz celulares e drogas nos presídios não são os advogados. Pode ocorrer um caso ou outro mas não é a regra a ponto de toda a categoria ser acusada.

Rádio, jornal e televisão abrem espaço para pessoas mesquinhas denegrirem a honra de advogados maculando uma categoria que presta relevantes serviços à sociedade como se todos fossem marginais. Isso é lamentável em todos os aspectos.

Os benefícios da legislação são para todos. Os advogados são profissionais do Direito, defendem os direitos de seus constituintes, não os crimes por estes praticados.

Trabalho como advogado criminal em todo Estado de Mato Grosso. Jamais me mancomunei com meus constituintes, sou e serei apenas e tão somente seu advogado de defesa, com muito profissionalismo.

Tratando-se dos direitos do meu cliente, sou seu defensor, com presteza na forma da Lei, apenas isso.

Um lembrete para quem fala mal de advogado criminalista: reze para você ou um querido seu não cair nas garras de alguns policiais que agem com abuso de autoridade, nas artimanhas dos ardilosos, ou na falta do uso da razão ex: crimes, de ímpeto, aquele que quando você vê já fez, porque nessa hora é Deus no céu e um bom advogado criminalista na terra.

Não falem mal da classe dos advogados, esperem o julgamento daqueles que foram processados por desvios de conduta. Não negamos que em toda categoria há profissionais que assassinam a ética e a moralidade, mas, a generalização é temerária, injusta e deletéria.

Dr. Francisco Mello dos Santos. Advogado Criminalista – OAB-MT 9550. Especialista em Direito Penal e Processual Penal.

drfranciscomello@terra.com.br Fones: (66) 9689-2292 – 8119-2825

Dr Francisco Mello
Enviado por Dr Francisco Mello em 19/01/2013
Reeditado em 03/11/2013
Código do texto: T4092672
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.