Dr. FRANCISCO MELLO, (66)96892292 CRIMINALISTA, ADVOGADO, RONDONÓPOLIS, MATO GROSSO. CRIMINAL, PENALISTA, (BRASIL). ARTIGO: TRIBUTO AOS GAÚCHOS

Há tempos, Pedro Simom governava o Rio Grande do Sul. Como sempre acontece, os gaúchos celebram no dia 20 de setembro a Revolução Farroupilha. Numa dessas comemorações no Palácio, o Embaixador Americano se fez presente. Admirado com a apresentação dos brigadianos perguntou ao Governador: “o que foi mesmo essa guerra?”O governador explicou, e o Diplomata voltou a perguntar: “vocês venceram?” - Não vencemos, respondeu Pedro Simom, então o embaixador meio sorridente falou: interessante, nos Estados Unidos só se comemoram as vitórias. “Não ganhamos, mas, mostramos o quanto somos politizados e unidos pelos nossos ideais, demos uma lição de cidadania aos brasileiros”, respondeu Simom.

Temos que reconhecer a determinação do povo gaúcho. O Governo Federal abafou a Guerra dos Farrapos, porém, percebeu o trabalho que teve para acalmar a nação sulina e isso levou a União a pensar duas vezes antes de desagradar a população gaúcha.

Os gaúchos são lutadores e resistentes feitos os judeus. Desbravam e colonizam regiões inóspitas do Brasil sempre preservando as tradições de seus ancestrais em regra, Italianos, e Alemães. Os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) estão presentes onde há uma comunidade sulina. Churrasco, cuca, fiambres, linguiça, arroz carreteiro, queijos, vinhos fazem parte da Culinária; as músicas gauchescas são executadas com regularidade; os trajes típicos são usados onde quer que os gaúchos estejam como homenagem aos costumes do rincão. Sejam os gaúchos da Serra, do Vale, dos Planaltos, dos Pampas ou da Fronteira, todos aprendem as lições transmitidas de pais para filhos e reforçadas pelos Centros de Tradições.

Bandeirantes saíram de São Paulo em busca de Pedras preciosas. Andaram, garimparam e voltaram sem plantarem a cultura nas terras ocupadas. Os gaúchos são diferentes. Por onde passam semeiam o tradicionalismo e disseminam sua cultura gaudéria mostrando a quem quer que seja sua identidade cultural.

Convenhamos, Mato Grosso não seria o que é sem a bravura dos gaúchos em transformar o cerrado com plantios infindos de soja, sorgo, milho, algodão etc. Oigalê tchê. Tiro o chapéu pra vocês INDIADA MACANUDA.

Dr. Francisco Mello – Advogado Criminalista. OAB/MT - 9550.

drfranciscomello@terra.com.br (66)96892292.