Dr. FRANCISCO MELLO (66)96892292, ADVOGADO CRIMINALISTA, RONDONÓPOLIS, MATO GROSSO, PENALISTA, DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL, CAUSAS CRIMINAIS EM GERAL, BRASIL. ARTIGO: JOAQUIM BARBOSA É O CARA

JOAQUIM BENEDITO BARBOSA GOMES, em 15 de novembro dia da Proclamação da República, PROCLAMA a expedição de Mandados de Prisões para a bandidagem condenada no processo do Mensalão. Meus cumprimentos a esse Ícone da moralidade.

Biografia editada. Nasceu em Paracatu, MG. Pai pedreiro e mãe dona de casa. Os pais se separaram. Aos 16 anos foi sozinho para Brasília. Arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e terminou o segundo grau em colégio público. Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado.

Foi Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (1976-1979), tendo servido na Embaixada do Brasil em Helsinki, Finlândia e, após, foi advogado do Serpro (1979-84).

Prestou concurso público para procurador da República, e foi aprovado. Licenciou-se do cargo e foi estudar na França, por quatro anos, tendo obtido seu mestrado e doutorado ambos em Direito Público, pela Universidade de Paris-II. Retornou ao cargo de procurador no Rio de Janeiro e professor concursado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro licenciado em 2006. Foi professor visitante no Instituto de Direitos Humanos da faculdade de direito da Universidade Columbia em Nova York, e na Universidade da Califórnia Los Angeles School of Law. Fez estudos complementares de idiomas estrangeiros no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha. É fluente em francês, inglês, alemão e espanhol. Foi indicado Ministro do STF por Lula em 2003. Barbosa é contra a preferencia de jurisdição às partes de maior poder aquisitivo ("furar fila"). Barbosa opõe-se, também, ao foro privilegiado para autoridades. Mensalão do PT Assumiu em 2006 a relatoria da denúncia contra os acusados do mensalão feita pelo Procurador-Geral da República, Antônio Fernando de Souza. Durante o julgamento defendeu a aceitação das denúncias contra os quarenta réus do Mensalão, o que foi aceito pelo tribunal. A Revista Veja escreveu: "O Brasil nunca teve um ministro como ele (…). No julgamento histórico em que o STF pôs os mensaleiros (e o governo e o PT) no banco dos réus, Joaquim Barbosa foi a estrela – ele, o negro que fala alemão, o mineiro que dança forró, o juiz que adora história e ternos de Los Angeles e Paris". Segundo a Veja: "O ministro Joaquim Barbosa, votou em Lula, mas foi implacável na denúncia do mensalão (…)". E EU DIGO: Esse é o CARA.

Dr. Francisco Mello. Advogado Criminalista e professor de carreira. OAB-MT 9550. Especialista em Direito Penal e Processual Penal. drfranciscomello@terra.com.br (66)96892292 – (66)81192825.