Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O QUE É JUSTIÇA?

          Tive que repetir uma matéria na faculdade, pois pasme, eu reprovei por falta. Trata-se de uma matéria do 2º período do curso de Direito: “filosofia jurídica”, matéria que trabalha o conhecimento crítico dos alunos, iniciando-os a pensar no direito, sociedade e filosofia de forma lógica e unificada.
          Eis que, a professora passa um trabalho para os alunos, algo muito simples, bastava responder em uma frase ou duas, o que seria “justiça” na nossa concepção. E aí eu congelei.  Comecei a pensar de mais sobre isso porque primeiro sou a rainha do overthink, e segundo porque elaborar esse texto com essa reposta pareceu ser a coisa mais difícil que eu tive que fazer em toda a graduação (TCC incluso).
          Porque eu sinceramente não sei se existe uma resposta para essa pergunta... A única resposta possível se apresenta como outra pergunta. “O que é justiça?” Fazer o certo a alguém? O que é certo? Alguém quem?...Seria então fazer valer a norma? Que norma? Norma social? Norma jurídica?...
          Quando eu penso em justiça, eu penso em algo que rege as nossas vidas em sociedade. Um grande princípio moral que deve ser seguido estritamente. Mas e o significado? Trapaceei um pouco e consultei no dicionário, e segundo o mesmo, a justiça é qualidade do que está em conformidade com o que é direito; maneira de perceber, avaliar o que é direito, justo. Ainda não é a definição que eu queria que fosse.
          Já estava chegando àquela conclusão socrática do “só sei que nada sei”, mas acho que a professora não gostaria muito dessa resposta. Então sem pensar muito e tentando encontrar a Wonder Woman dentro de mim, tentei pensar na primeira coisa que vem na minha cabeça quando penso nessa palavra, e é: fazer algo bom a alguém que mereça.
          Mereça como? O que eu quero dizer é que em um debate entre X e Y, tendo X um poder maior sobre Y e estando ele (X) errado perante a lei moral e jurídica, a justiça deve prevalecer ao lado de Y. Então eu considero principalmente três coisas: em primeiro lugar, a norma jurídica estabelecida, em segundo a norma moral pela qual a sociedade é regida e em terceiro a relação de poder entre as partes.
          Eu acho importante considerar a relação do poder, pois, em uma situação digamos, entre um político e um civil, independente de qualquer lei, o político já tem maiores chances sobre a disputa. Obviamente não é uma definição 100% satisfatória e não acredito que seja possível existir uma.
           Às vezes pode ser difícil expressar em palavras e chegar a uma definição exata, mas o sentimento de justiça é quase que intrínseco.
Amanda Albuquerque
Enviado por Amanda Albuquerque em 27/09/2018
Código do texto: T6460857
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Amanda Albuquerque
Uberlândia - Minas Gerais - Brasil, 24 anos
20 textos (751 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/18 02:31)
Amanda Albuquerque