NADA DE IMPOSTO EMERGENCIAL E TEMPORÁRIO

*Nadir Silveira Dias

De novo e sempre a mesma temática de aumentar impostos. Todo mundo sabe que ninguém consegue pagar mais nada além do que consegue pagar. Numa pandemia e numa situação absolutamente contraditória e insustentável por quem já sustenta tudo desde sempre.

E se impõe a pergunta: Por que não retirar esses 20 milhões dos depósitos à vista em dólares no exterior? Ainda mais, ninguém é bobo para crer que aqueles que receberem o auxílio emergencial sairão do País com essa fortuna.

Por curial e óbvio gastarão esses valores todos de cada um dentro do País, dentro das suas respectivas e microeconomias. Seus municípios, seus bairros, suas respectivas cidades e isso, Senhores do Governo, representa irrigação de recursos para gerar novos tributos de que o Governo está sempre sequioso.

Ou os beneficiários desses recursos de todo o povo brasileiro não sabem o que fazer? Até porque nada podem fazer diferente disso de gastar essa parca quantia, mas que, de qualquer forma, irriga toda a economia e cria novos tributos.

Uma situação mais crítica e habitual para se ter em mente é que tudo nesse País que era para ser temporário acaba virando permanente. Há nisso, todos sabem, crise de confiança, pois o Governo nesses casos não se faz confiável há muito e muito tempo. Não se trata do novel Governo ora em atuação.

O povo, em especial, todo aquele que sustenta mais do que aqueles que sustentam menos aprendeu que o Governo diz uma coisa e faz outra. Ainda esperamos que o atual Governo cumpra a promessa de bem governar, ainda que à frente de uma pandemia inédita no mundo.

Nós confiamos e precisamos confiar, mas não podemos, ninguém mais pode pagar mais impostos.

Impõe-se, como regra, redução geral de impostos, redução geral de tributos, em todos os níveis, não aumento de qualquer ordem.

Até porque não há sequer reposição de inflação para grande parte das categorias profissionais há vários anos e que ora somente podem menos do mais que já puderam pagar um dia.

Alguém pode supor que alguém poderá pagar mais um imposto emergencial e temporário? Eu creio que não!

10.02.2021.15h15

* Jurista, Escritor e Jornalista

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 10/02/2021
Reeditado em 10/02/2021
Código do texto: T7181329
Classificação de conteúdo: seguro