NOTAS JURÍDICAS - nº 6

...

42. Não se beneficiam do regime legal relativo aos bancários os empregados de estabelecimento de crédito pertencentes a categorias profissionais diferenciadas.

43. A sistemática dos recursos repetitivos - Incidente de Recurso Repetitivo (IRR) - visa definir teses jurídicas sobre temas recorrentes nos recursos para Tribunais Superiores. Quando o incidente é acolhido, todos os recursos sobre o mesmo tema ficam sobrestados aguardando a decisão do primeiro caso – o chamado recurso paradigma, ou leading case, e a tese aprovada deve ser aplicada a todos eles. Com, há uniformização e estabilização da jurisprudência, o que contribui para a eficiência, a efetividade, a celeridade e a duração razoável do processo.

44. O ajuizamento da ação trabalhista que tenha como objeto o pedido de reconhecimento da rescisão indireta supre a obrigação de o empregado cumprir o aviso-prévio.

45. Para o TST, disposições constantes da Lei 13.467/2017 que suprimam ou alterem direito preexistentes são inaplicáveis aos contratos trabalhistas firmados antes de sua entrada em vigor.

“A lei nova não elimina esse direito no tempo”. O contrato de trabalho, nos termos em que celebrado, configura ato jurídico perfeito, não podendo ser alcançado por normas posteriores, sob pena de comprometimento da segurança jurídica. Ainda, tratando-se de condenação ao pagamento de parcela de natureza salarial, a vedação à aplicação retroativa da lei decorre da necessidade de respeito ao princípio da irredutibilidade salarial, direito fundamental assegurado na Constituição Federal.

46. O artigo 477-A da CLT, incluído pela Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017), afasta a necessidade de autorização prévia de entidade sindical ou de instrumento normativo para a validade das dispensas individuais, plúrimas ou coletivas e o fato de que o ato de dispensa é direito do empregador.

STF: a intervenção sindical prévia é exigência procedimental imprescindível para dispensa em massa, mas não se confunde com a autorização prévia da entidade sindical ou a celebração de convenção ou acordo coletivo. Isso afasta a tese de que a empregador não poderia dispensar os empregados sem antes iniciar negociação coletiva.

47. A presença das partes à audiência é imperativo legal. A ausência injustificada da parte reclamada, mesmo que representada por advogado com procuração, resulta na aplicação da confissão quanto à matéria de fato.

48. A estabilidade gestante é devida mesmo em contrato de experiência, uma vez que o direito é adquirido no momento da concepção, independentemente de comunicação do fato ao empregador. A garantia de emprego visa principalmente resguardar direitos da criança, tratando-se, portanto, de direito irrenunciável.

O contrato de experiência é, a rigor, um contrato com a pretensão de ser por tempo indefinido, com cláusula alusiva ao período de prova. Além do mais, ADCT veda a dispensa arbitrária ou sem justa causa da empregada gestante, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto, sem impor nenhuma restrição quanto à modalidade de contrato de trabalho, até porque a garantia visa à tutela do nascituro.

49. A juntada parcial de controles de frequência não afasta, por si só, a presunção de veracidade da jornada de trabalho declinada na petição inicial (Súmula nº 338, I, do TST), ainda que o período sem comprovação seja reduzido. Assim, haverá presunção de veracidade da jornada alegada na petição inicial quanto ao período faltante.

...

Roberto Marcos Oliveira
Enviado por Roberto Marcos Oliveira em 11/10/2022
Código do texto: T7625202
Classificação de conteúdo: seguro