GRUPO DE DANÇA EMOÇÕES: PARA ALÉM DA PERFORMANCE

Sinopse
RESUMO - O artigo apresenta a história da constituição do Grupo de Dança Emoções, de Cachoeiro de Itapemirim, que trabalha com mulheres da terceira idade há 12 anos. Por meio de entrevistas com as professoras responsáveis e de depoimento de integrantes, analisou-se o potencial que dança tem de atuar como um elemento terapêutico para todas as envolvidas no grupo. Para essa análise foi levada em consideração a subjetividade das respostas, em que se fez uma aproximação desse trabalho de dança em grupo com a arteterapia gestáltica: uma proposta terapêutica que busca a interação entre o interno e o externo do indivíduo, para desenvolver o autoconhecimento e o crescimento enquanto ser humano. Como resultado percebe-se que, mesmo não sendo uma atividade desenvolvida por especialistas da arteterapia, e mesmo não tendo esse único objetivo, o grupo alcança resultados de cunho terapêutico no campo da saúde física, emocional e social de todas as mulheres – que ensinam lições de superação, de perseverança e de força de vontade. PALAVRAS-CHAVE: Arteterapia. Dança. Terceira idade. Gestalt.
Autor:
Roberto de Oliveira
Formato:
docx
Tamanho:
37 KB
Enviado por:
Roberto de Oliveira
Enviado em:
20/09/2021
Classificação:
seguro