Investigação dos temas geradores : uma resposta eficaz ao capital cultural legitimado?

Sinopse
Por meio de uma revisão bibliográfica das principais obras de Paulo Freire e de Pierre Bourdieu, bem como de outros autores que se debruçaram sobre suas obras para verificar a contemporaneidade dos fenômenos escolares identificados por Pierre Bourdieu e sua similaridade com a realidade encontrada por Paulo Freire no Brasil; o presente artigo trata da possibilidade de se considerar o trabalho de campo para investigar os temas geradores da pedagogia do oprimido de Freire como uma alternativa eficaz de anular os efeitos nocivos do capital cultural legitimado definido por Bourdieu. Procura-se descrever as similaridades das respectivas realidades educacionais identificadas. Sopesando a origem acadêmica de cada um dos pensadores, a fim de verificar a possibilidade de suas aproximações, este artigo considera a possibilidade de sucesso da pedagogia do oprimido sobre a pedagogia racional no enfrentamento ao capital cultural legitimado. Palavras-chave: sociedade, desigualdade social, educação, capital cultural, Freire, Bourdieu
Autor:
Fernando Luís Domingues Passos
Formato:
pdf
Tamanho:
405 KB
Enviado por:
Fernando Luís Domingues Passos
Enviado em:
14/04/2024
Reeditado em:
16/04/2024
Classificação:
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