Crazy 8's na Apresentação do Plano de Ensino de Direito Romano (IJOAI, v.1, n.2, 2021)

Sinopse
O objetivo desta pesquisa é relatar e analisar uma aplicação da técnica Crazy 8’s, para apresentação do Plano de Ensino da disciplina Direito Romano. Os alunos do Curso de Direito da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, quando ingressam no primeiro ano, se deparam com a disciplina de Direito Romano e não têm uma dimensão certa do seu conteúdo, sendo um desafio pré-conhecer o seu conteúdo. A professora aplicou a técnica a 23 estudantes na primeira aula da disciplina na faculdade citada. A Análise de Conteúdo das respostas dos alunos quanto às expectativas de conteúdo e às avaliações da atividade (início e fim do curso) mostraram que a disciplina atendeu às expectativas dos estudantes e mostraram a adequação da atividade para engajamento dos alunos no seu processo de aprendizagem. Os resultados demonstraram que a dinâmica foi muito bem avaliada pelos alunos por ser criativa e por despertar interesse pela matéria. Esta pesquisa foi relevante para dimensionar o impacto da expectativa do aluno no início e no final do curso, tanto em relação ao conteúdo da disciplina como para seu próprio proveito. Os resultados demonstraram que as expectativas foram atingidas ou superadas. Também é importante destacar a contribuição da atividade para a construção do aprendizado. Conclui-se que a apresentação do Plano de Ensino de uma disciplina (no caso, Direito Romano) configura um exemplo de atividade que comporta inovação para integração e envolvimento dos alunos. doi.org/10.55949/ijoai.v1i2.8
Autor:
Aline Malanovicz e Débora Cristina Holenbach Grivot
Formato:
pdf
Tamanho:
4 MB
Enviado por:
Aline Malanovicz
Enviado em:
17/07/2022
Classificação:
seguro