"O ensino de Filosofia e a Lei 10.639": um ensaio crítico orientado.

Sinopse
"Diante do exposto, entende-se que o livro de Noguera (2014) advoga pela aplicação da Lei 10.639, nesse caso específico nas disciplinas de Filosofia, para o combate ao racismo antinegro e pela afroperspecividade como pluriversalidade e polirracionalidade dos saberes. A relevância da aplicação da lei 10.639, bem como dessa produção de Noguera, se dão porque se tem o entendimento de que o racismo é um problema estrutural e que precisa ser combatido a partir de suas causas e não sintomas. É preciso ter uma educação construída pelos pilares do antirracismo e não erigida pelas bases da estrutura racista. Não teremos sociedades que superem os problemas étnico-raciais enquanto a escola não acolher na sua prática de ensino todas as possibilidades de saberes e resgatar a afroperspectividade para a prática docente para reparar o apagamento histórico das contribuições africanas e indígenas na construção da nossa sociedade brasileira. Por uma Educação e Filosofias Africanas, Afro-brasileiras, brasileiras, antirracistas, pluriversais, democráticas!"
Autor:
Whallison Rodrigues
Formato:
pdf
Tamanho:
158 KB
Enviado por:
Whallison Rodrigues
Enviado em:
13/09/2021
Reeditado em:
14/09/2021
Classificação:
seguro