Oficina Pedagógica (o poema na sala de aula)

Sinopse
JUSTIFICATIVA No decorrer dos últimos 20 anos uma das principais discussões, na área de metodologia do ensino de história, tem sido o uso de diferentes linguagens e fontes no estudo dessa disciplina. Esse debate faz parte do processo de crítica ao uso exclusivo de livros didáticos tradicionais, da difusão dos livros paradidáticos, do avanço tecnológico da indústria cultural brasileira e, sobretudo, do movimento historiográfico que se caracterizou pela ampliação documental e temática das pesquisas. (FONSECA,2003.p.163). Parafraseando Fonseca, a utilização das diversas linguagens (imagens, filmes, jornais, obras de ficção, programas de TV, etc), amplia de fato o olhar do historiador, tornando os seus campos de estudo amplos, flexíveis e dinâmicos. Transforma essas diferentes linguagens em mecanismos eficazes para o processo educativo, sobretudo, no que se refere à leitura escrita e oral dos textos apresentados, assim como a reconstrução dos mesmos,
Autor:
Lurdinha Mattos
Formato:
doc
Tamanho:
55 KB
Enviado por:
Lurdinha Mattos
Enviado em:
13/03/2008
Reeditado em:
07/08/2014
Classificação:
seguro