Análise de "Como Proust mudou minha vida".

Sinopse
Daniel Piza, em seu texto Como Proust mudou minha vida, publicado em O Estado de São Paulo, em 15/01/2007, aborda perspectivas sobre a leitura de Proust. Segundo ele, os escritos de Proust são dotados de atributos que levam o leitor ao prazer do texto, pois não se trata de objetividade e não tem o desejo de explicar. Ele quer algo mais, o oculto, o que está nas entrelinhas e trabalha com o além das coisas ditas. Seguindo a idéia de Piza, “sua ação é lenta e a observação, detalhista.” O leitor torna-se um contra-herói no momento em que se entrega ao desfrute, usufruindo do sentido empregado por Proust. Ocorre que, a pressa em satisfazer-se rapidamente com a culminância do texto, faz com que o leitor passe muito rápido pelas entrelinhas, causando assim, um estranhamento na leitura e a não observação no discurso de cunho filosófico, estético e social empregado sabiamente por Proust.
Autor:
Jamille Araujo
Formato:
pdf
Tamanho:
89 KB
Enviado por:
Jamille Araujo
Enviado em:
22/07/2011
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.