DISCURSO: JOGO ESTRATÉGICO DE AÇÃO E REAÇÃO

Sinopse
O objetivo desta comunicação é considerar a memória discursiva e a leitura de imagens. Está ancorada no recorte teórico do discurso político. A linguagem utiliza-se do discurso e este é produzido na/pela história, sendo o meio pelo qual a ideologia se materializa e é legitimado através do texto, pois através da interlocução, os homens praticam a linguagem estabelecendo uma cumplicidade peculiar. O discurso é o espaço estratégico de ação e reação usando sua heterogeneidade discursiva para gerar tantos discursos quanto se conseguir produzir. Diante das especulações em torno do discurso político é a habilidade leitora interpretativa e analítica que poderá estabelecer qual jogo persuasivo está sendo produzido pelo autor do discurso. O resultado da leitura de imagens de algumas capas da REVISTA VEJA revelaram que os discursos midiáticos estão permeados de ideologias. O trabalho está alicerçado teoricamente nas ideias de Brandão (1991),Coracini(1991), Osakabe(1999),Pêcheux(1997,e outros.
Autor:
Maria José Vital Justiniano e Maria do Socorro de Lucena
Formato:
pdf
Tamanho:
1 MB
Enviado por:
zemary
Enviado em:
23/01/2013
Reeditado em:
23/01/2013
Classificação:
seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.