O CORPO TOTAL E O CORPO FRAGMENTADO Sobre a representação do personagem humano no cinema comercial de Hollywood, conforme as perspectivas do realismo grotesco desenvolvidas por M. Bakhtin

Sinopse
Esta monografia tem como objetivo refletir sobre a representação corporal dos personagens humanos em filmes como Rambo I, Rambo II e Rambo III. Para tanto, é importante que se utilize uma teoria que tenha na representação do corpo humano uma das suas principais categorias. Esse é o caso do realismo grotesco, uma concepção estética estuda por Mikhail Bakhtin a partir da obra de François Rabelais e da simbologia do cotidiano popular da Idade Média e do Renascimento. Percebe-se como o personagem Rambo, nos três filmes citados, aparece numa representação corpórea fragmentada, muito diferente das imagens do corpo totalizante do realismo grotesco. Na forma como Rambo é representado, predomina a imagem de um herói que se distancia de uma dada perspectiva humana e aproxima-se da perspectiva de um semideus, ou seja, é o padrão estético hegemônico e capitalista de Hollywood reeditando, guardadas as devidas proporções, o monte Olimpo.
Autor:
Marcos Venicius
Formato:
pdf
Tamanho:
949 KB
Enviado por:
Marcos Venicius
Enviado em:
04/02/2019
Classificação:
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