O Pessimismo e a Morbidez na Obra Poética de Augusto dos Anjos

Sinopse
RESUMO A obra de Augusto dos Anjos se resume a apenas um livro: Eu e outras poesias, obra esta em que o pessimismo e as imagens mórbidas de destacam com veemência. Sua riqueza se manifesta em vários aspectos e, embora seja uma obra relativamente curta, é suficiente para análises e estudos profundos. Durante o presente trabalho, serão abordados os temas e as imagens construídas na poesia. Será feita uma análise geral e a contextualização da mesma e, em seguida, considerações sobre o pessimismo de Schopenhauer e como este influenciou o poeta. A pesquisa é inteiramente bibliográfica, inicialmente com referências de Cavalcanti Proença, Lucia Helena, entre outros. O primeiro capítulo tratará de contextualizar a obra de Augusto dos Anjos, tanto na forma quanto na classificação e na temática; já o segundo capítulo fará uma análise do pessimismo da obra de Augusto dos Anjos e, por fim, analisará três poemas em que este pessimismo e o cientificismo tomam a forma de imagens poéticas. Entre elas, o verme, a morte e a doença serão mais amplamente destacados. Palavras-chave: Augusto dos Anjos. Imagens Poéticas. Pessimismo. Morbidez.
Autor:
Ana Carolina Schaumburger
Formato:
pdf
Tamanho:
398 KB
Enviado por:
Ana Carolina Schaumburger
Enviado em:
30/01/2020
Classificação:
seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.