Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Arquivo
Título:

O ENSINO DE GRAMÁTICA NA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA E TRANSFORMADORA

Autor: Diego Santa Rosa
Formato: doc
Tamanho: 104 KB
Enviado por: Diego Santa Rosa
Enviado em: 15/04/2020
Classificação: seguro
Sinopse: O presente trabalho apresenta uma síntese, já que não tem a intenção, tampouco a dimensão, de esgotar todas as reflexões sobre assunto, de como o ensino da gramática é realizado nas escolas, em específico no recorte da prática pedagógica com alunos de 6º e 7º anos do ensino fundamental, desenvolvida na escola Monte Cabrão, localizada na área continental no município de Santos e de como esse fazer docente foi transformado. Para tanto, utilizarei uma abordagem metodológica de caráter qualitativo, interpretando aspectos da realidade educacional e trarei à luz as ideias de alguns pensadores, que embora não tenham focalizado o tema gramatical, contribuíram para que todas as facetas do ensino fossem repensadas e, sobretudo, ideologicamente desopacizadas. Em razão disso, concretizou-se, em minha prática, o processo de efetivar um ensino transformador com a gramática na escola, que antes liberte que acentue a marginalidade e o silenciamento dos indivíduos. Palavras-chave: Gramática; escola; ensino; transformação.
Baixar
(clique aqui para baixar o arquivo)


Comentários

Sobre o autor
Diego Santa Rosa
Guarujá - São Paulo - Brasil, 39 anos
645 textos (4175 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 26/07/21 11:22)
Diego Santa Rosa