LAVOURA ARCAICA: DO LIVRO AO FILME (OU VICE-VERSA) - LITERATURA COMPARADA

Sinopse
RESUMO Este trabalho destina-se a realização de uma análise comparativa entre a obra literária “Lavoura Arcaica”, de Raduan Nassar (1975) e o filme homônimo de Luiz Fernando Carvalho (2001), observando aspectos estruturais que aproximam e que afastam uma modalidade artística da outra. Bem como destacar neste trabalho, as possibilidades de diálogos entre literatura e cinema na leitura de alguns fragmentos, nas duas obras (romance e filme), demonstrando o processo de produção de sentido, visando, assim, expor a leitura do romance pelo viés da teoria literária, uma análise do narrador, das personagens, do tempo, do espaço, do enredo; como o texto revela a personagem central da narrativa (André), seus dramas e paixões; e a leitura do filme, pela teoria da comunicação, mais especificamente, pelo uso da linguagem cinematográfica como produtora de sentido para a construção do filme. Para isto, foram selecionadas algumas sequências de imagens importantes para a realização da análise comparativa com o objetivo de tentar evidenciar o diálogo entre as diferentes expressões de arte e seus interlocutores. PALAVRAS-CHAVE: Literatura comparada. Arte literária (romance). Arte cinematografica (cinema). Lavoura Arcaica.
Autor:
Nina Costa
Formato:
docx
Tamanho:
203 KB
Enviado por:
Nina Costa
Enviado em:
10/04/2023
Classificação:
seguro