“DIMENSÕES DA LITERATURA AFRO-FEMININA BRASILEIRA: Uma luta por espaço, voz e vez”

Sinopse
RESUMO Este Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito final à obtenção do título de Especialização em Literatura e Ensino - FELCS/UFRN visa discorrer sobre o tema “DIMENSÕES DA LITERATURA AFRO-FEMININA BRASILEIRA: Uma luta por espaço, voz e vez”, cujo enfoque dentro da perspectiva da Teoria Literária, visa refletir sobre a atuação da figura feminina negra no panorama da Literatura Nacional, busca enfatizar sua importância e seu papel na construção da alteridade da mulher negra no combate ao racismo estrutural, na busca por espaço e representatividade na sociedade e na literatura. Nesse contexto, utilizando como um aporte teórico a escrita de escritoras e poetisas negras de significativa importância na construção do conteúdo a ser desenvolvido, desde Maria Firmina dos Reis (primeira escritora negra) com sua obra “Úrsula”, perpassando por outros grandes nomes, como Carolina Maria de Jesus, com sua obra “Quarto de Despejo”; Conceição Evaristo; Lélia Gonzalez, Djamila Ribeiro, Cristiane Sobral, entre outras que no processo de Construção de uma Literatura Afro-Feminina Brasileira, atuam também na fomentação ao empoderamento da mulher negra e ao combate ao racismo estrutural no Brasil, dando voz a outras negras e negros no país. Palavras-chave: Literatura Brasileira; Literatura Afro-Feminina Brasileira, Racismo Estrutural; Educação, Empoderamento Negro.
Autor:
Nina Costa
Formato:
doc
Tamanho:
306 KB
Enviado por:
Nina Costa
Enviado em:
23/04/2023
Classificação:
seguro