O non-sens e a mútua dependência das personagens de Beckett em Fim de Partida

Sinopse
“As personagens de Beckett em Fim de Partida comportam-se de maneira tão primitiva e behaviorista em conformidade com as circunstâncias pós-catastróficas; e essa catástrofe as mutilou tanto que elas não podem reagir de outra maneira; são moscas em agonia, após terem sido mutiladas pelo mata-mosca” (Adorno). Este ensaio se propõe a analisar duas características das personagens de Beckett, o non-sens de cada uma delas e, ao mesmo tempo, a mútua dependência como condição de uma fugidia sobrevivência; e pretende fazê-lo tendo como luzes o texto de Theodor Adorno sobre essa peça teatral. O elenco beckettiano conta com apenas quatro cabeças, os anti-heróis, Hamm e Clov, e duas personagens subalternas, os velhos Nagg e Nell, pais de Hamm. Hamm, cego e paralítico, é o rei em torno do qual tudo gira, mas que, em sua impotência, depende sempre do outro para realizar algo. Clov, coxo e criado, gostaria de acabar com Hamm ou ao menos abandoná-lo, mas não se anima a fazer nem uma e nem outra coisa. Os dois velhos, mutilados, sobrevivem no limite do instinto de auto-conservação, jogados em latões de lixo, e se confortam mutuamente. Quatro seres em degenerescência, lidando o tempo todo com a tarefa de existir; vivem como se fossem os últimos sobreviventes de uma humanidade devastada.
Autor:
Gilberto Brandão Marcon e Bruno Pucci
Formato:
pdf
Tamanho:
421 KB
Enviado por:
Gilberto Brandão Marcon
Enviado em:
21/05/2023
Classificação:
seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.