ANÁLISE CRÍTICA DO POEMA "O PRISIONEIRO", DE H. DOBAL

Sinopse
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS DEPARTAMENTO DE LETRAS DISCIPLINA: MÉTODOS E TÉCNICAS DA CRÍTICA LITERÁRIA PROFESSOR: ANTÔNIO JOSÉ E SILVA RÊGO ANÁLISE CRÍTICA DO POEMA “O PRISIONEIRO”, DE H. DOBAL Teresina – Piauí junho/2002 “A finalidade da arte não é agradar. O prazer é aqui um meio; não é neste caso um fim. A finalidade da arte é elevar”. Fernando Pessoa SUMÁRIO • ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Conceito de literatura Universo da literatura A crítica literária do texto • CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEXTO POÉTICO 2.1. Texto poético (Poesia, falar o que é texto) 2.2. Bidimensionalidade do texto • POSSÍVEIS CONCLUSÕES Conclusões fonéticas diante do poema, ligadas à morfologia Se o poema é trágico? ou não (que tipo?) é social? A que tipo literário esse texto pertence (ou escola literária, estilo, com a devida justificativa) • REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Antes de se iniciar qualquer trabalho sobre Literatura deve-se ter resposta para a seguinte pergunta: O que é Literatura? Para essa questão pode-se usar respostas de estudiosos de renome que nos dariam argumentos para uma infindável discussão. ( . . . )
Autor:
Cláudio Carvalho Fernandes
Formato:
doc
Tamanho:
42 KB
Enviado por:
Cláudio Carvalho Fernandes
Enviado em:
20/09/2023
Classificação:
seguro