Moisés e o Monoteísmo

Sinopse
Ao terminar a primeira leitura do livro Moisés e o Monoteísmo, estando imbuído de uma análise crítica, o pesquisador se sente tentado a contra-argumentar as hipóteses levantadas por Freud para sustentar suas posições. Entretanto, ao reler o texto esta questão parece tomar uma posição secundária, principalmente levando-se em conta as circunstâncias históricas e o momento da vida do autor, senil e com consagrada respeitabilidade, em especial ao observar as conclusões que o autor desenvolve em torno das suas especulações teóricas, em princípio desfavoráveis aos judeus, num período em que o nazismo em ascensão inicia sua perseguição aos mesmos. Porém, ao aprofundar o trabalho de pesquisa se verifica, através da sua correspondência pessoal, que o próprio Freud tinha noção da vulnerabilidade de sua argumentação histórica. Em carta para Arnold Zweig comenta que “‘os entendidos encontrariam facilidade em me desmoralizar como um leigo da matéria’. Com a parte histórica é que Freud se sentia insatisfeito. ‘Ela não resiste à minha própria crítica’”
Autor:
Gilberto Brandão Marcon
Formato:
pdf
Tamanho:
183 KB
Enviado por:
Gilberto Brandão Marcon
Enviado em:
21/05/2023
Classificação:
seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.