PELAGIO, UM MONGE DO SÉC. V E A DOUTRINA DOS ESPÍRITOS: Aproximações entre a Doutrina Pelagiana e a Doutrina Espírita

Sinopse
A presente pesquisa monográfica visa demonstrar as aproximações que existem entre a Doutrina Pelagiana e a Doutrina Espírita. A pesquisa parte da compreensão do contexto histórico dos primeiros séculos da era cristã, conhecido como cristianismo primitivo, em meio à decadência do Império Romano e a estruturação da Igreja que seguia os moldes do império que ruía, fundamentada nas teologias de seus pensadores e articuladores, como o monge Pelagio, que desenvolveu sua Doutrina humanista, fundamentada em sua crença que consistia em absoluta liberdade e auto-suficiência do homem e justiça infinita de Deus, objeto de estudo desta pesquisa. Sua doutrina consistia principalmente na oposição à teoria da graça e da predestinação, sendo o principal opositor, Agostinho, bispo de Hipona, mais conhecido como Santo Agostinho, o gerador da mentalidade medieval, ideólogo da aliança Igreja/Estado e teórico dos abusos da Inquisição.
Autor:
SIMONE SIMON PAZ
Formato:
pdf
Tamanho:
158 KB
Enviado por:
SIMONE SIMON PAZ
Enviado em:
02/10/2009
Reeditado em:
07/11/2010
Classificação:
seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.