Padre Ibiapina e a Opção preferencial pelos pobres

Sinopse
O presente artigo visa abordar a atuação pastoral e missionária do Padre José Antônio de Maria Ibiapina, grande apóstolo da caridade no Nordeste Brasileiro do século XIX, a partir da sua vida social e, posteriormente, religiosa pela qual vai construir sua fama de santidade e tenacidade. Em paralelo a essa análise da figura histórica de Ibiapina, vai-se demonstrar o como a presença do sacerdote ilumina e aponta para o estilo de Igreja que o concílio Vaticano II inaugura tempos depois, em especial na vida eclesial da América latina que se volta para os pobres, pelos quais faz uma opção preferencial. Partindo de Jesus para os pobres, Ibiapina encontra o centro do seu ministério e ação pastoral e assim, seu exemplo é um impulso para que a igreja tome também esse mesmo rumo, indo ao encontro dos que estão nas periferias, quer geográficas ou existenciais. Portanto, pode-se afirmar sem anacronismo algum, que o Padre mestre Ibiapina fez uma clara opção profética pelos mais necessitados, dentro da sua dimensão e com suas limitações. Palavras Chave: Caridade. Pobreza. Solidariedade.
Autor:
Pedro Henrique Macedo
Formato:
docx
Tamanho:
37 KB
Enviado por:
Pedro Henrique Macedo
Enviado em:
03/11/2021
Classificação:
seguro