Uma Análise Literária

Sinopse
O Retrato de Dorian Gray" de Oscar Wilde: Uma Análise Literária texto escolar "O Retrato de Dorian Gray" é um romance escrito por Oscar Wilde, um dos mais notáveis dramaturgos e escritores do século XIX. Publicado pela primeira vez em 1890, este livro é um marco na literatura gótica e na literatura britânica, explorando temas como moralidade, decadência, beleza e corrupção. Enredo: O romance segue a história de Dorian Gray, um jovem belo e aristocrático que se torna o modelo do talentoso pintor Basil Hallward. Enquanto Basil trabalha em seu retrato, Dorian faz um pacto com uma ideia singular: ele venderá sua alma para que o retrato envelheça e absorva todas as marcas de sua corrupção moral, enquanto ele próprio permanecerá eternamente jovem e hedonista. À medida que Dorian se entrega a uma vida de prazeres e excessos, o retrato envelhecido se torna uma representação chocante de seu eu oculto e depravado. Temas Principais: 1. Moralidade e Corrupção: Um dos temas centrais do livro é a exploração da moralidade e da corrupção. Dorian Gray representa a busca implacável pelo prazer e pela beleza, que eventualmente o leva à decadência moral e à degradação. 2. Beleza e Juventude Eternas: A ideia de manter a juventude e a beleza eternas é um tema recorrente. O retrato envelhecido de Dorian serve como uma metáfora da deterioração moral que não é visível externamente. 3. Hipocrisia da Sociedade: O romance também aborda a hipocrisia da sociedade vitoriana, que muitas vezes se escondia.
Autor:
Junior Lima (Messias)
Formato:
docx
Tamanho:
17 KB
Enviado por:
Junior Lima (Messias)
Enviado em:
21/09/2023
Classificação:
seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.