O ENSINO DA LEITURA DE CHARGE EM PERSPECTIVA DISCURSIVA E INTERDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL
Sinopse
Essa pesquisa de doutorado objetivou refletir a importância da leitura proficiente da charge com alunos e docentes das áreas de humanas com uma proposta de trabalho interdisciplinar, além de contribuir na formação do aluno do ensino fundamental, incentivando a criação do hábito de ler esse gênero discursivo em seus diversos aspectos e possibilidades. A metodologia aplicada nessa pesquisa foi quali/quanti, realizada por meio de questionários fechados (Moresi, 2003). Participaram todos os alunos matriculados nos 8ª ano A, B, C, e D do Ensino Fundamental II de uma escola municipal de São José dos Campos – SP, os docentes das áreas de humanas da escola e o coordenador pedagógico. Para fundamentar essa pesquisa, buscou-se nos postulados a base do pensamento bakhtiniano, que entende a linguagem como uma atividade essencialmente social e heterogênea. Inserindo-se numa perspectiva enunciativo-discursiva da linguagem, este estudo pretendeu vivenciar a prática de leitura das charges num envolvimento interdisciplinar. Evidenciou-se, neste trabalho, a necessidade de aplicar a leitura nessa perspectiva, pois ela contribuiu no processo de aprendizagem da leitura proficiente. O corpus foi composto por duas charges que foram publicadas no jornal Folha de S.Paulo.
- Autor:
- CLAUDIACHIARION
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- 3 MB
- Enviado por:
- CLAUDIACHIARION
- Enviado em:
- 30/08/2021
- Classificação:
- seguro