======================================= 
"Cada um é o que é e não o que pensa ser "
======================================= 

Feminismo e literatura no Brasil
====================================== 
Joana Paula Manso de Noronha (1819/1875)
====================================== 
Foi uma escritora, tradutora, jornalista, professora e pioneira do feminismo na Argentina, Brasil e Uruguai, natural de Buenos Aires (Argentina). Entre 1852 e 1854 dirigiu, no Brasil, O Jornal das Senhoras, o primeiro jornal latino-americano destinado às mulheres. Em 1854, fundou, em Buenos Aires, Álbum de Señoritas, muito semelhante a sua contraparte brasileira. Em ambos, a temática centrava-se na moda, na literatura e no teatro. Ao longo de sua vida, comprometeu-se com o projeto esclarecido de educação popular e é considerada uma iniciadora do movimento de coeducação. Na literatura é considerada uma das precursoras da novela americana, como Eduarda Mansilla, Mercedes Marin, Rosario Orrego, Gertrudis Gómez de Avellaneda, Julia Lopes de Almeida, Clorinda Matto de Turner, Manuela Gorriti e Mercedes Cabello de Carbonera, entre outras. Escreveu o primeiro compêndio da história argentina, foi autora de novelas históricas onde denunciou a situação dos mais negligenciados da época: crianças e mulheres, poeta e grande oradora; sempre disposta a participar de reuniões de rua falando e denunciando as opressões da época. Juana Manso produziu no Rio de Janeiro entre 1845 e 1853, considerando-se o modelo de relatos do exílio e da viagem intelectual, assim como o conceito de cosmopolitismo, ligado à ideia de cidadania transnacional. A trajetória intelectual e a produção de Manso são analisadas em um duplo eixo: seu horizonte cosmopolita, isto é, sua busca por adaptar os ideais do humanismo ilustrado aos países da América do Sul e sua preocupação com o acesso de mulheres, crianças e jovens - sobretudo daqueles despossuídos de direitos - à educação e à cidadania. Por meio dessas duas articulações, percebe-se que a produção brasileira de Manso - marcada pelo deslocamento próprio do exílio - revela a consciência profunda da autora em relação à alteridade, tanto em termos de língua e de nacionalidade, quanto em termos de gênero e idade.
Depois de seu retorno a Buenos Aires, Manso publicou uma série de textos em que reflete, em forma nostálgica, sobre sua relação com o país. Entre eles, há um texto autobiográfico, com o título Recuerdos del Brasil, que revela a marca fundamental que a estadia no Brasil teria deixado em Juana Manso - tanto no nível intelectual quanto no biográfico. Conhecedora dos poetas românticos brasileiros, ela cria uma linguagem romântica e de tonalidade lírica, que a crítica já comparou com a de Gonçalves de Magalhães e com a da canção do exílio de Gonçalves Dias, para descrever o extraordinário de sua experiência brasileira: “Hay algo en la vida del Brasil que no he hallado en parte alguna […] no puedo explicar qué hay en Rio de Janeiro que me interesa y me gusta” (Velazco y Arias, 1937, p. 370). Nesse texto, fica evidente a relação afetiva e emocional do sujeito exilado com a pátria que o hospedou. O texto também inclui o poema Adiós, Rio de Janeiro: O exílio de Juana Manso no Brasil a teria sensibilizado para a compreensão da experiência e para a percepção da alteridade, preocupação que marcaria sua produção posterior e a acompanharia pelo resto da vida.
========================================================


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 
A TROVA  DO DIA - CDLXI

===============================
 
"TECLADOS"
 
A postura do pianista: Saiba mais sobre o tema | Fritz Dobbert Blog
Quero você prontinha pra mim,
Depois desta terna sinfonia,
O toque do piano vai enfim,
Trazer amor pra minha poesia.

=========================== 
-------------------------------------------------------
N.A.: "A TROVA DO DIA" é um projeto de publicação em série de quadras poéticas de minha autoria por tempo indeterminado. Apesar de não ser considerado pelas regras literárias, as minhas trovas são identificadas por títulos e algumas delas não obedecem as sete sílabas por estrofe. No entanto, todas terão as rimas e as mensagens como objetivo principal neste trabalho. Na realidade, nessas apresentações, os meus textos deveriam ser classificados como "quadras poéticas", mas preferi identificar o meu projeto com títulos e não com números, como seria o caso. 
--------------------------------------------------------

============================= 
Abraços
=============================


Interações (meus agradecimentos):

17/07/20 19:03 - Maria Augusta da Silva Caliari
Ah! sempre terás mais desejos
Não percas a vida em gracejos
Toma-me de corpo inteiro e alento
Pois, já tens meus pensamentos.
-----------------------------

17/07/20 21:54 - Joselita Alves Lins
Só toque quem for sensível,
Nas teclas de um sonhador,
Com melodia aprazível
Aliviando sua dor.
------------------------------
18/07/20 00:22 - Antônio Souza
Num belo teatro vou te levar
Pra você sentir muita emoção
Depois da peça vamos jantar
E no final terás meu coração.  
------------------------------
18/07/20 16:48 - Luiza De Marillac Michel
A cada tecla e som
Vem de sobremesa
Um delicioso bombom
Sob toque de sua beleza...  
------------------------------
18/07/20 19:16 - Uma Mulher Um Poema
Recosto-me no travesseiro
E ouço a nossa música,
Na saudade invadindo-me,
Penso em ti, quero-te aqui! 
------------------------------


 
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 17/07/2020
Reeditado em 18/07/2020
Código do texto: T7008100
Classificação de conteúdo: seguro