Serra Talhada (PE); é grande a procura por imóveis

Interiorização das universidades e a chegada de milhares de estudantes aquece o mercado imobiliário da cidade

O mercado imobiliário tem crescido no Interior pernambucano, sobretudo naquelas cidades onde se instalaram - ou estão sendo implantados - campus avançados das universidades de Pernambuco (UPE), Federal (UFPE) ou Federal Rural (UFRPE). A chegada de estudantes de diversas regiões, de professores e de funcionários para as instituições são responsáveis pelo aquecimento do mercado de construção, venda e aluguéis de imóveis. Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, é um exemplo.

A cidade, localizada a 425 quilômetros do Recife, tem o quarto polo médico do Estado e as atividades econômicas predominantes são a agropecuária e o comércio. A instalação da Unidade Acadêmica da UFRPE (UAST), com a implantação dos cursos de agronomia, ciências biológicas, economia rural, engenharia de pesca, sistema de informação e as licenciaturas em administração, letras, química e zootecinia tem atraído estudantes não só das cidades do Sertão do Pajeú, mas também dos sertões Central e do Moxotó, para concorrer às cerca de 2 mil vagas ofertadas. Some-se a estes, mais de 150 professores e outras dezenas de servidores contratados ou transferidos para fazer a instituição funcionar.

"Os novos cursos universitários e a chegada de novas empresas a Serra Talhada fizeram a procura por imóveis aumentar, tanto para a compra, como também para aluguel. Esse crescimento vem ocorrendo, principalmente, nos últimos cinco anos", afirma o corretor Mário Olímpio, proprietário da Mário Olímpio Negócios Imobiliários. Para ele, esse momento "é muito especial" para o município. "Em relação a outras grandes cidades do país, os preços de casas, apartamentos e terrenos em Serra Talhada estão muito baixos, o que contribui para aumentar a procura e as vendas", garante.

Para o diretor da Classe A Imóveis, José Maria da Silva, o fato de a cidade receber milhares de estudantes da região para estudar na UAST aqueceu o mercado imobiliário de Serra Talhada. "Aumentou muito a procura por imóveis, mas a oferta ainda é insuficiente", comenta. A sua imobiliária, com sede em Jaboatão dos Guararapes, instalou um escritório avançado no município para abocanhar uma fatia desse mercado. José Maria prevê que o setor imobiliário ficará ainda mais aquecido quando a Faculdade de Medicina da UPE estiver funcionando. O prédio está em construção e a instituição vai oferecer 40 vagas.

LOTEAMENTOS

A Classe A Imóveis já se prepara para esse novo momento. "Estamos fazendo os últimos ajustes para o lançamento e venda de um loteamento no próximo ano", antecipa José Maria. Atualmente, diversos loteamentos estão sendo comercializados no município e em breve muitas outras áreas serão disponibilizadas com essa finalidade, a maioria localizada às margens da BR-232, além de outros nos bairros do Ipsep, da AABB e da Caxixola, na zona sul da cidade. Segundo o corretor Mário Olímpio, o que está faltando, na maioria dos casos, é a regularização dos terrenos junto à Prefeitura e ao cartório de imóveis.

Lançado recentemente, o loteamento Universitário já teve quase 90% dos lotes comercializados. O sucesso do empreendimento está ligado à localização privilegiada (próximo à UAST/UFRPE, por trás do prédio da Celpe) e o preço diferenciado. Os lotes medem 12m x 22m. "Este empreendimento representa um marco na expansão da cidade e umdiferencial no planejamento de loteamentos de agora em diante", conclui.

JARDINS DA SERRA SERÁ CONDOMÍNIO MAIS MODERNO DA REGIÃO

A Duarte Carvalho Empreendimentos é uma das construtoras pernambucana que lançou recentemente projeto imobiliário no município de Serra Talhada. Para atender a demanda local, está construindo o edifício Jardins da Serra, localizado no bairro da AABB, um dos melhores do município. O empreendimento é o primeiro na região com elevadores de última geração, central de gás e toda a infraestrutura de lazer."É algo inédito no Sertão do Pajeú", afirma o gerente comercial da empresa, André Dantas.

O empreendimento é destinado para casais ou mesmo para famílias maiores, pois oferece toda estrutura habitacional e de lazer, além da sua localização privilegiada. "O Jardins da Serra está situado próximo à faculdade (UFRPE/UAST), mercados, padarias e bons restaurantes, o que garante tanto a infraestrutura educacional para os filhos, quanto amplas opções de comércio nas imediações", argumenta Dantas.

O Jardins da Serra terá dois blocos, cada um deles com oito andares. O projeto prevê um total de 56 apartamentos - 28 em cada prédio. O pavimento térreo foi reservado à área de lazer, composta por piscina com deck, churrasqueira, terraço descoberto, salão de festas, com copa e banheiros; sala de jogos e playground. Nesse piso também ficarão o hall social e a sala de estar; garagens, bombas, medidores, reservatório inferior e guarita de segurança.

Os outros sete andares são de apartamentos, quatro unidades por andar. "Os imóveis contam com sala para dois ambientes, dois quartos - sendo um suíte, mais um reversível; banheiros, cozinha, área de serviço e varanda", informa José Maria da Silva, diretor da Classe A Imóveis, empresa que está encarregada da comercialização do empreendimento.

Segundo ele, a construtora está oferecendo apartamentos com três dimensões. Os interessados podem escolher unidades com 69 metros quadrados, 70,34 metros quadrados ou 138,08 metros quadrados. Os maiores estão situados no último andar. Os imóveis custam a partir de R$ 130 mil e podem ser financiados diretamente com a construtora e, posteriormente, através do agente bancário. A entrega dos prédios está prevista é para o final de 2011.