Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
O que é Prosa.
 
O estilo textual mais conhecido é a Prosa. A sua estrutura, comumente, é feita em linhas contínuas usando-se parágrafos. Nela se busca retratar a realidade, sem preâmbulos, de forma objetiva, concreta, discurso direto e livre; no sentido real, literal ou usual, mesmo que o texto seja real ou imaginário: mensagem ou texto poético.  Apesar de predominar a linguagem denotativa, a linguagem conotativa (sentido figurado) pode ser utilizada para finalizar o texto.
Não há preocupação com ritmo, métrica e rimas.
Em suma: prosa é um texto de estilo livre.
 
Prosa poética
 

Dentre os diversos tipos de escrita literária a prosa e a poesia seguem caminhos diferentes. Porém, vale ressaltar que os seus estilos podem se unir, através da prosa poética , que possue a peculiaridade  de conter em sua estrutura a beleza e graça da sonoridade e outros itens que compõem à poesia. 
 
A prosa poética pode estar vinculada a um microrrelato ou a um conto. Esse tipo de prosa tem maior liberdade em relação à estrutura gramatical do que à composição de um poema. Diferentemente de um poema, o microrrelato que inclui a prosa poética não pode ser analisado do ponto de vista da métrica e da rima, entretanto, quando é escrito tem musicalidade e ritmo.
 
O poeta pode sentir-se mais limitado ao expressar um sentimento, através de um poema de poucas palavras do que a um texto de prosa poética. Uma atitude lírica e romântica que proporciona um estilo elegante e repleto de beleza ao texto. A estrutura da linguagem da prosa poética tem um protagonismo muito importante em relação ao uso de seus recursos estilísticos, proporcionando uma intensidade literária ao texto através da expressão dos seus sentimentos.
 
A busca pela beleza
Um dos objetivos do escritor de uma prosa poética é a busca pela beleza e o deleite estético dessa perfeição. Neste tipo de composição, pode valorizar-se mais à expressão dos sentimentos do que o fato de querer desenvolver um argumento específico.
 
O uso dos símbolos e das metáforas ajuda a recriar possíveis imagens de um caráter literário. É uma literatura muito expressiva que, em alguns casos, pode decompor-se em pequenos versos dentro do próprio texto.
 
Um dos pontos mais importantes da prosa poética é lembrar que a poesia pode ir além das formas tradicionais de um poema - possuidor de métrica e ritmo já estabelecidos - já que a beleza não tem limites. Os parágrafos compõem a estrutura da prosa poética.



 
Fonte da pesquisa:  ... Artigo  http://queconceito.com.br/prosa-poetica 
 
EstherRogessi
Enviado por EstherRogessi em 04/08/2018
Reeditado em 05/08/2018
Código do texto: T6408886
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre a autora
EstherRogessi
Recife - Pernambuco - Brasil
1665 textos (143497 leituras)
54 áudios (5400 audições)
2 e-livros (390 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/07/19 14:49)
EstherRogessi

Site do Escritor