NENHUM A MENOS, O filme - da Série Vida de Professora

                  São Miguel dos Campos é uma cidade agradável e simpática, que fica aproximadamente a 70 km de Maceió. A convite de algumas escolas da rede municipal, estive refletindo com os grupos algumas questões ligadas à Avaliação da Aprendizagem, com destaque para a elaboração de instrumentos avaliativos, além da inserção de algumas práticas que transformem esse momento que parece ser de “acerto de contas” em algo significativo, principalmente se atividade realizada pela turma também o foi.
                   Esta atividade foi proposta a partir da exibição do filme NENHUM A MENOS, realizado por Zhang Yimou , China, 1999, 100 min., vencedor do festival de Veneza de 1999. A história é sobre a professora substituta, Wei Minzhi, de uma escola rural da China. Sua missão: substituir o professor Gao e cuidar para que sua turma não tenha nenhum aluno a menos até a volta do abnegado titular. O elenco amador, quase todo de crianças, inclusive Wei, de 13 anos, chama a atenção pela desenvoltura de todos.
               A saga é a determinação da menina-professora em manter seus 28 alunos em sala, empreendendo uma incrível jornada em busca de um que se evadiu para procurar trabalho na cidade grande. Neste contexto, a evasão escolar está associada à pobreza da população daquele vilarejo.
                O debate sobre o filme, do ponto de vista pedagógico, agregou elementos fundamentais as nossas discussões sobre práticas e instrumentos de avaliação. “Como”, “por que” e “quando” escolher um filme para o trabalho com alunos, que elementos destacar para a observação, o que registrar, como conduzir um debate, que situações avaliar.
                 Compartilho aqui algumas resenhas criativas, em vários formatos, produzidas pelas professoras da Escola de Ensino Fundamental MARIA ROSA. Fazendo a reflexão de que é possível realizarmos atividades desta natureza com nossos alunos, desde que planejemos e tenhamos objetivos definidos quanto às mesmas. Lembro aos leitores que as resenhas em tela são atividades pedagógicas, feitas em curto espaço de tempo, em sala de aula, portanto, são olhares que se intercruzam a partir de determinado tema, sem o profissionalismo dos resenhistas deste Recanto.
            Agradeço imensamente o convite e a possibilidade de realizar , com este grupo, mais esta experiência. Agradeço a Ivânio Cunha, pela digitação e a Ronaldo Torres, pelo olhar cuidadoso, na revisão dos textos.
xxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx

Nenhum a menos - Resenhas Criativas

GRUPO 01 - artigo

O filme Nenhum a Menos conta a história de um professor chinês que precisa se ausentar da escola por motivo particular e arranja uma adolescente para tomar conta da turma, mas a sua substituta é inexperiente e ainda tem a responsabilidade de não deixar nenhum aluno se afastar da escola.
Essa passou a ser a maior responsabilidade da professora e, para lhe ajudar, o prefeito só lhe “cobrava trabalho”.
A professora sofreu com a rebeldia de alguns alunos e um se evadiu da escola. Como era de sua responsabilidade não deixar nenhum aluno desistir, ela viajou em busca do aluno, conseguindo reconquistá-lo. No decorrer do tempo, inseriu novos métodos de aprendizagem, usando as experiências dos alunos, passando a motivar a turma, mostrando facilidade, contagiando a todos com sua energia positiva.


Equipe : Ana Lúcia de Carvalho, Ângela Maria Batista de Moura, Maria do Carmo dos Santos, Mirabel Vieira de Cerqueira, Nadeje Barbosa da Silva e Nércia Cácia Freitas Cavalcante.


GRUPO 02- cordel

I
Certa vez uma menina
Uma missão recebeu
Substituir um professor
Parecia coisa de Deus
Não pensou duas vezes
O convite atendeu.

II

Quando chegou à Escola
Algo importante a cumprir
Não poderia deixar
Nenhum aluno desistir
Nem tampouco faltar
Assim ela ia seguindo
Sem abandono escolar.

III

Quando viu um dos alunos
Escapando pela mão
Partiu pra cidade grande
Andando sem direção
Passou fome, passou frio
Enfrentou decepção
Mas na sua persistência
Encontrou a solução.

IV

Grande era o desafio
Ninguém pode duvidar
Só quem é professor
Sabe a tarefa de educar
Valorizando a vida
Com o objetivo de amar.

V

Aquela jovem preocupada
Por ser uma defensora
Para ajudar um aluno
Sentiu-se sua protetora
Porque mestre é assim
Parece mais genitora

VI

Agora caros colegas
Prestem muita atenção
Esse filme que vimos
Nos deixa uma grande lição
Que na sala de aula deve haver
Amor, respeito e compreensão.

Equipe : Luciária, Tânia Maria Lima, Eliane Cristina, Sebastião Soares e Verônica Marques de Lima.


GRUPO 03 - Embolada

Vejam só meus amigos
O que agora vou contar
Preste muita atenção
Como a educação vai mudar.

Eu agora vou dizer
Sobre o filme que passou:
Uma escola diferente
Foi aquela que mostrou.


O professor viajou
Deixando uma substituta
Coitada sem experiência
No meio de tanta luta

O prefeito da aldeia
Só cobrava o serviço
Mas na hora de pagar
Não queria compromisso.

Os alunos da escola
Não podiam desistir
A professora fez de tudo
Pra não deixar nenhum partir.

Quando tudo dava certo
Olha só que confusão
Um aluno foi embora
Deixando-a em aflição

A professora lutou
Pelos seus objetivos
E quando o alcançou
Todos ganharam com isso.

No final tudo deu certo
Foi aquela união
Todos os alunos no quadro
Dando sua opinião.

Olha professor amigo
Preste muita atenção
Cuide bem do seu aluno
Para evitar evasão.


Equipe : Sandra Santos, Ana Lúcia Rosendo, Josefa Correia, Cícera Bernardo, Maria Iranilda Alves e Lindinha.

GRUPO 04- crônica

A Educação é um fator de suma importância, mesmo quando o sistema educacional é excludente, causando o fracasso e o insucesso escolar. O filme retrata a realidade de uma escola da zona rural chinesa, uma escola em situação precária no que se refere à estrutura escolar, com alto índice de evasão, como também aos recursos materiais existentes, localizada em uma zona de extrema pobreza, além da própria precarização do trabalho docente.
Contudo, uma jovem assume o lugar do professor, sofrendo com a indisciplina dos educandos e com a falta de experiência docente. Mas a partir da sua vivência nesse grupo, ela busca contextualizar a realidade local e aplicá-la de forma sistematizada na sala de aula. Classe esta multisseriada, heterogênea, com muitas dificuldades e uma diversidade de níveis de aprendizagem.
Nesse contexto, o foco principal é a preocupação da professora com um aluno indisciplinado que evade. Refletindo sobre a nossa prática, na maioria das vezes só contribuímos para aumentar a falta de respeito que nossos alunos sofrem diariamente. A jovem professora luta e mostra para o indivíduo o seu valor, fazendo o aluno retornar à escola. E o aluno reconheceu a importância da professora para a sua vida, incentivando-o a lutar para mudar a sua realidade. É preciso novas práticas que humanizem a educação.

Equipe : Ângela Maria de Oliveira Santos, Vera Lúcia Cavalcante, Cícera Maria Amaro de França e Karla de Oliveira Santos.


GRUPO 05 - Trovas


Em um interior da China
Havia uma escola precária
Onde o professor até o giz
Ele economizava.


Com a mãe doente o professor
Da escola se ausentou
Deixando em seu lugar
Alguém que nunca lecionou.

A professora sem experiência
Aceitou o cargo por dinheiro
Com a sala multisseriada
Copiando o tempo inteiro.

Com tanto despreparo
A bagunça aconteceu
Mas com outras estratégias
A professora venceu.

Surge a necessidade de viajar
Para um aluno encontrar
E logo vão calcular
Quantos tijolos deveriam carregar
Para esta quantia arrumar.

Tanto esforço só não foi em vão
Porque Wei encontrou outra solução
Como não conseguiu o dinheiro que precisava
Viajou com pouco tostão.

Chegando a cidade,
Tudo se resolveu.
Contando sua estória
A todos comoveu.
Feliz encontrou o menino,
E muitas doações recebeu.


Equipe : Ana Lice A. Araújo; Maria Cícera Simões dos Santos, Maria Luisa Gomes, Nadja Maria dos Santos; Niedja Omena de Souza e Wellingtânea Barros dos Santos.

GRUPO 06 - carta

Prezadas coordenadoras Antônia e Eliana

É com imensa satisfação que, através desta carta, relatamos um filme visto por nós no Curso de Capacitação, onde mostra um modelo de escola tradicional chinesa.
O professor precisou viajar e deixou a turma com uma professora não preparada para assumir.
Diante das dificuldades e com sua pouca experiência, ela enfrentou desafios porque a escola era precária na estrutura e faltava material escolar. Professora despreparada, mas se esforçava em fazer o melhor tirando da experiência dos alunos.
O filme mostra a preocupação que a professora teve com o aluno que saiu da casa de seus pais para trabalhar, por passar necessidades e sua mãe estar muito doente e com dívidas.
Preocupada com o aluno, a professora viajou para a cidade em busca do mesmo. Lá, passou dificuldades, humilhação, etc.
Através de uma emissora de TV encontrou o garoto, deixando-a muito feliz.
Antônia e Eliana, foi uma pena vocês não terem a oportunidade de assistir ao filme conosco porque foi mais uma lição de vida que aprendemos.
Após a exibição do filme, no debate, refletimos que devemos trabalhar com amor, carinho e muita dedicação. Sempre.
Finalizamos com muito amor.
De suas amigas: Jânia Eleutério, Maria Zuleide R. Santos, Maria Geni R. Santos, Maria Madalena e Liege Barros Custódio.

BIBLIOGRAFIA:

NAPOLITANO. Marcos. Como Usar o Cinema na Sala de Aula- São Paulo: Contexto, 2003.