Nelson Gonçalves – O Rei do Rádio

Nasceu em Santana do Livramento – Rs, em 21 de junho de 1919.

Era o seu nome de batismo, Antônio Gonçalves Sobral.

Lutador de boxe, jornaleiro, mecânico, engraxate, polidor e tamanqueiro foram algumas das funções que exerceu antes de ser cantor.

Segundo maior vendedor de discos da história do Brasil, com 65 milhões de unidades, fica atrás apenas de Roberto Carlos com 100 milhões.

O seu maior sucesso foi à canção “À volta do boêmio”.

Nasceu no Rio Grande do Sul, mudou-se com seus pais portugueses para São Paulo, no bairro do Brás.

Ganhou o apelido de “metralha”, por causa da gagueira, mas mesmo assim decidiu ser cantor.

Ostentou com carinho por toda a vida o título de “Rei do Rádio” recebido pelos fãs.

No ano de 1941, conseguiu gravar um disco de 78 rotações, que foi bem recebido pelo público.

(Ç) contemporâneo e discípulo de Orlando Silva e Francisco Alves.

Alguns de seus primeiros sucessos foram Maria Bethânia, Normalista, Caminhemos, Renúncia...

Lançou êxitos musicais ainda maiores na década de 50 como Última Seresta, Meu Vício é Você e a Volta do Boêmio.

Viajou pelo mundo e chegou a se apresentar no Uruguai, Argentina e Estados Unidos, no Radio City Music Hall.

Enfrentou problemas com cocaína e foi preso, mais superou a crise e lançou a Volta do Boêmio Um, um grande sucesso.

Sua trajetória incluiu duas mil canções em 183 discos em 78 rpm, 128 álbuns, ganhou 38 discos de ouro e 20 de platina.

Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 31/03/2009
Reeditado em 12/08/2019
Código do texto: T1515735
Classificação de conteúdo: seguro