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  1. Primeiro faça o seu cadastro, optando por um de nossos planos de assinatura. Após completar o cadastro você receberá uma senha de acesso por e-mail, com a qual poderá acessar a "Escrivaninha". Entre na escrivaninha e desça a página até encontrar o ícone de "Textos", dentro da seção de "Conteúdos". Clique no ícone de "Textos" e depois siga as instruções do formulário.
    Dicas:
    a) Textos inacabados podem ser salvos como rascunho, clicando-se no botão "Salvar Rascunho". Os rascunhos são salvos, mas não são publicados no site.

    b) É recomendável digitar os textos em um editor de textos como o Word e depois copiar e colar os mesmos no formulário de edição, para não correr o risco de perder o trabalho em caso de instabilidade na sua conexão.
    Passo a passo para leigos:
    Há dois tipos de formatação possíveis para editar um texto: formatação simples e formatação avançada. A formatação avançada permite escolher cores, fontes e tamanhos e ilustrar os textos com imagens.
    A) Formatação simples:
    • Acesse a escrivaninha e clique no ícone de "Textos" da seção de "Conteúdo"
    • Clique no botão de "Incluir Texto"
    • Selecione uma categoria
    • Preencha o formulário com todos os dados necessários (título, texto, autoria, etc.)
    • Clique no botão para "Publicar".

    B) Formatação avançada:

    • Acesse a escrivaninha e clique no ícone de "Textos" da seção de "Conteúdo"
    • Clique no botão de "Incluir Texto"
    • Selecione a categoria
    • Clique na aba de "Formatação Avançada" (ao lado de "Formatação Simples")
    • Opcionalmente é possível anexar uma imagem ao texto:
      • Na caixa de "Imagem de cabeçalho", clique no botão "Selecionar". Será aberto o "Gerenciador de Imagens" em uma nova janela.
      • Através do Gerenciador de Imagens você pode enviar uma imagem do seu computador para ser armazenada em seu acervo de imagens, clicando no botão de "Enviar". Depois que a imagem tiver sido enviada, ela irá aparecer na lista. Então você poderá selecioná-la para ser inserida no texto, clicando sobre a mesma duas vezes seguidas (duplo clique). Caso tenha dúvidas, clique no link de "Ajuda" do Gerenciador de Imagens para obter instruções específicas de uso.
    • Preencha todos os demais campos do formulário
    • Clique no botão para "Publicar".

  2. Pode ser que o e-mail de boas vindas (contendo a senha) tenha sido equivocadamente classificado como SPAM pelo seu provedor de e-mail. Caso esteja utilizando um serviço de webmail, verifique a pasta chamada "Lixo eletrônico", "Em massa", "Spam" ou a pasta equivalente.

    Importante: Se o e-mail de boas vindas for encontrado em uma pasta de spam, não se esqueça de liberá-lo para evitar problemas futuros.

    Também é possível que você tenha digitado o e-mail de maneira incorreta no momento do cadastro. Para confirmar, solicite o reenvio de sua senha: clique no link abaixo e informe o e-mail utilizado em seu cadastro. Caso o e-mail não seja encontrado é porque foi cadastrado incorretamente. Neste caso efetue um novo cadastro.
    Solicitar reenvio de senha
    • Acesse a escrivaninha e clique no ícone de "Textos" da seção de "Conteúdos"
    • Na coluna "Ação", clique no botão correspondente ao texto e selecione a opção "Editar"
    • Efetue as alterações desejadas
    • Clique no botão "Alterar" no final da página.
  3. Acesse a "Escrivaninha", clique em "Dados" e siga as instruções da página.
    • Acesse a Escrivaninha, página de "Perfil";
    • Digite, copie e cole ou altere o perfil;
    • Clique no botão "Enviar".
  4. O Direito Autoral existe desde o momento em que a obra é criada. No entanto, para estar melhor preparado para mover um processo na eventualidade de infração cometida contra uma obra de sua autoria, recomendamos requerer o registro da mesma ante os organismos competentes.
    No Brasil, o registro pode ser feito na Biblioteca Nacional.
    Informações sobre o processo de registro no site: www.bn.br
  5. Acesse a página de Assinatura, dentro da Escrivaninha, e clique no link de cancelamento de cadastro.
  6. Esse problema acontece porque o seu navegador não está gravando os "cookies", que são pequenos arquivos de informação necessários para manter a sessão (identificação) do usuário de uma página para a outra.

    Solução:

    1. Antes de mais nada, verifique se o relógio do seu computador está marcando a hora, dia, mês e ano corretos. Se estiver incorreto, corrija e tente novamente.
    2. Verifique se o seu programa Firewall ou Anti-vírus (se houver) não está configurado para bloquear cookies. Se for o caso, desative o bloqueio de cookies e tente novamente.
    3. Experimente apagar todos os cookies do seu navegador e tente novamente.
    4. Certifique-se de que seu navegador está configurado para aceitar cookies
    5. Como último recurso, reinstale (ou atualize) o seu navegador.
    • Acesse a "Escrivaninha" e clique na seção de "Fotos"
    • Selecione o álbum no qual deseja inserir a foto ou clique no botão "Criar Álbum" para criar um novo.
      • Criando um novo álbum:
        Defina o título e a descrição (opcional) do álbum e clique no botão "Criar"
    • Selecionado o álbum, clique no botão "Adicionar Fotos"
    • É possível enviar até 5 fotos de uma única vez.
    • Clique no botão "Procurar" e selecione o arquivo da foto.
    • Defina opcionalmente um nome e uma descrição para a foto.
    • Caso seja necessário, defina em que sentido a foto deve ser girada para ficar no posição correta.
    • Clique no botão "Enviar". (note que o envio poderá demorar vários minutos, dependendo da velocidade da sua conexão e do tamanho das fotos)

    Como editar o título e a descrição de uma foto:

    • Selecione o álbum para visualizar as fotos nele contidas
    • Na coluna "Editar", clique no ícone correspondente à foto que deseja editar
    • Altere o título e a descrição da mesma
    • Clique no botão "Alterar"

    Como excluir uma foto:

    • Selecione o álbum para visualizar as fotos nele contidas
    • Na coluna "Excluir", clique no ícone correspondente à foto que deseja excluir.

    Como editar o título e a descrição de um álbum:

    • Selecione a página de "Fotos" da "Escrivaninha"
    • Na coluna "Editar", clique no ícone correspondente ao álbum que deseja editar
    • Altere o título e a descrição do álbum
    • Clique no botão "Alterar"

    Como excluir um álbum:

    • Selecione a página de "Fotos" da "Escrivaninha"
    • Na coluna "Excluir", clique no ícone correspondente ao álbum que deseja excluir.
    • Entre na página de "Configurações" da Escrivaninha
    • Desça a página até a seção de "Música de Fundo" e clique no botão "Selecionar...". O Gerenciador de Arquivos será aberto em uma nova janela. Através dele você poderá realizar o envio e seleção da música desejada.
    • No Gerenciador de Arquivos, clique no botão de "Enviar", selecione o arquivo de música (que inicialmente deve estar armazenado em seu computador em formato mp3, wav ou mid) e complete o envio para o servidor.
    • Quando o envio tiver sido completado, a música aparecerá listada no Gerenciador de Arquivos. Para inserir a música na capa, clique duas vezes seguidas (duplo clique) sobre a mesma. (Caso tenha dúvidas, clique no link de "Ajuda" do Gerenciador de Arquivos para obter instruções específicas de uso.)
    • Clique no botão de "Enviar" do formulário.
    • Acesse a escrivaninha e clique no ícone de "Textos" da seção de "Conteúdos"
    • Abra o texto em modo de edição (clicando no botão de Ação > Editar do texto)
    • Desça a página até a seção de "Música" e clique no botão "Selecionar...". O Gerenciador de Arquivos será aberto em uma nova janela. Através dele você poderá realizar o envio e seleção da música desejada.
    • No Gerenciador de Arquivos, clique no botão de "Enviar", selecione o arquivo de música (que inicialmente deve estar armazenado em seu computador em formato mp3, wav ou mid) e complete o envio para o servidor.
    • Quando o envio tiver sido completado, a música aparecerá listada no Gerenciador de Arquivos. Para inserir a música no texto, clique duas vezes seguidas (duplo clique) sobre a mesma. (Caso tenha dúvidas, clique no link de "Ajuda" do Gerenciador de Arquivos para obter instruções específicas de uso)
    • Clique no botão de "Publicar/Alterar" do formulário.
  7. Antes de mais nada note que músicas de fundo, devido a possíveis problemas com direitos autorais, tocam apenas no Site do Escritor (site pessoal do Assinante Site do Escritor).

    Realize os procedimentos abaixo na seqüência, até conseguir descobrir o problema:

    1. Para certificar-se de que seu computador é capaz de tocar músicas, ligue as caixas de som e aumente o volume. Em seguida faça os seguintes testes:
      • Coloque um CD de áudio no CD-ROM e ouça se toca
      • Teste MP3: clique aqui e ouça
      • Teste MIDI: clique aqui e ouça
    2. Se todos os testes funcionarem, seu computador está configurado adequadamente. Nesse caso:
      • Tente acessar a página que deveria tocar a música de fundo e atualize a mesma, pressionando a tecla "F5" do teclado (pode ser que o seu navegador esteja lhe entregando uma cópia desatualizada da página).
      • Certifique-se de que o arquivo de áudio esteja devidamente anexado ao texto (dica: mande o link do texto para um amigo e pergunte se o mesmo consegue ouvir a música).
    3. Se pelo menos um dos testes não funcionar, assumindo que você usa o Windows XP, tente fazer o seguinte:
      • Clique no menu Iniciar do Windows XP (canto inferior esquerdo)
      • Painel de Controle
      • Sons fala e disp. aúdio
      • Controles de volume avançados
      • Certifique-se de que todos os volumes estejam no máximo e de que todas as caixinhas "sem áudio" estejam DESmarcadas.
    4. Se o primeiro teste funcionar e qualquer um dos dois últimos falhar, provavelmente é problema de instalação ou desconfiguração do seu tocador de áudio. Reinstale o Windows Media Player, o Quicktime ou o Real Media Player.
    5. Se nenhum dos testes funcionar, siga o procedimento do item 3 e também verifique o funcionamento das caixas de som e da placa de som do seu computador. Para os leigos, recomendamos pedir a ajuda de um amigo que tenha maiores conhecimentos de informática ou pedir a assistência de um técnico em informática.
  8. Entre na escrivaninha e clique em "E-mail". Caso tenha dúvidas, clique no link de "Ajuda" da seção de E-mail

    • No Google Chrome 23:
      • Entre no menu Personalizar > Ferramentas > Limpar dados de navegação
      • Selecione a opção "Esvaziar o cache"
      • Clique no botão "Limpar dados de navegação"
    • No Firefox 17:
      • Entre no menu Ferramentas > Opções > Opções > Avançado > Rede
      • Na seção de "Cache de conteúdo web", clique no botão "Limpar agora"
    • No Internet Explorer 6:
      • Entre no menu Ferramentas > Opções da Internet > Geral
      • Clique no botão Excluir arquivos
    • No Internet Explorer 7:
      • Entre no menu Ferramentas > Opções da Internet > Geral
      • No "Histórico de navegação", clique no botão "Excluir..."
      • Clique no botão "Excluir arquivos"
    • No Internet Explorer 8/9:
      • Entre no menu Ferramentas > Opções da Internet > Geral
      • No "Histórico de navegação", clique no botão "Excluir..."
      • Selecione pelo menos a opção "Arquivos de Internet Temporários"
      • Clique no botão "Excluir"
    • Entre na escrivaninha, página de Configurações
    • No campo de "Mensagem da capa", clique no botão "Inserir Figura". Será aberta a janela de inserção de imagem.
    • Clique no botão "Localizar no Servidor". Será aberta uma outra janela mostrando as imagens já enviadas para o servidor. Você também poderá enviar mais imagens. Caso tenha dúvidas, clique no link de "Ajuda" do Gerenciador de Arquivos para obter instruções específicas de uso.
    • Envie a imagem para o servidor e depois a selecione. A imagem será inserida no campo Mensagem da capa.
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