O Livro de Reis

O Livro de Reis

O livro de Reis I e II nas Bíblias hebraica, grega e latina, os livros de I e II Reis estão colocados na continuação dos livros I e II Samuel. Nas Bíblias grega e latina são denominados terceiro e quarto de Reis.

Livro de I Reis começa com uma brilhante descrição das glórias do reinado de Salomão e o 2º livro termina com a restauração de Joaquim, prisioneiro de guerra na Babilônia.

Incansáveis e vitoriosas lutas são relatadas neste livro como Elias contra os profetas de Baal, Acabe contra ás forças da Síria; Jorão e Josafá contra os moabitas.

Vários fatores indicam que a maior parte desses livros foram escritas por um compilador.

Registros indicam também que sua obra foi completada provavelmente antes da destruição de Jerusalém em 586 a.C, da qual parece não ter tido conhecimento.

O compilador viveu uns trezentos anos depois da época de Salomão.

Didática e religiosa era o propósito primordial do livro.

Eram temas desse livro a definição da verdadeira sabedoria, a construção do templo de Salomão sob influencia da sabedoria divina e o amor de Salomão ás suas esposas estrangeiras e seus cultos.

Retrocesso de efeitos fatais como culto ao bezerro separou o reino do norte do culto centralizado.

Era o propósito literário completar a historia do reinados de Davi, e o religioso é relacionar a historia á obediência da aliança.

Itens como a divisão do reino (Norte e Sul), resultante dos conflitos dos dois filhos de Salomão: Reboão (Sul) e Jeroboão (Norte) fazem parte desse livro.

São citados também: Culto a Baal por Jezabel, invasão de Samaria pelos assírios, a reforma de Ezequias no reino do sul, destruição do templo e da cidade Jerusalém.

Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 01/04/2009
Código do texto: T1517388
Classificação de conteúdo: seguro