Centenário de Carmen Miranda

Carmen Miranda, pseudônimo de Maria do Carmo Miranda da Cunha.

Era a segunda filha do barbeiro José Maria Pinto e Maria Emília Miranda.

Nas décadas de 1930 e 1950 foram os períodos em que transcorreu sua carreira.

Todo seu estilo eclético fez com que se tornasse precursora do tropicalismo.

Era nascida na freguesia de Várzea da Ovelha, Marco de Canaveses, Portugal.

No ano de 1910, ao completar Um ano de idade emigrou-se com sua família para o Brasil.

Aurora, Olinda, Amaro, Cecília e Oscar eram seus irmãos.

Recrutou-se em seu primeiro emprego aos 14 anos em uma loja de gravatas e chapelaria.

Incógnita, tentava ser artista e apareceu em uma revista chamada Selecta em 1929.

O grande sucesso veio a partir de 1930, com a marcha “Pra Você Gostar de Mim”, (Taí).

Daí por diante foi apontada como “A maior cantora brasileira”.

Em 1933 ajudou a lançar a irmã Aurora na carreira artística.

Com a irmã Aurora Miranda fez sucesso com a música “Cantoras do Rádio”.

As duas passaram a integrar o elenco do Cassino da Urca no mesmo ano.

Recebeu Carmen um contrato milionário em 1939 para se apresentar nos Estados Unidos.

Muitos a consideraram “americanizada” quando retornou com suas apresentações no Brasil.

Entre seus críticos havia muitos que eram simpatizantes de correntes políticas contrarias aos Estados Unidos.

No mês de outubro de 1940, gravou a marca de seus sapatos e mãos na calçada da fama em Los Angeles.

Mais bem paga artista de Hollywood em 1946.

Iniciou um casamento com um empresário americano em 1947.

Responsável tornou-se o marido pelo declínio de sua saúde.

Alcoólatra acabou estimulando Carmen ao vício também.

Nesse período ela passou a ficar dependente de outras drogas como barbitúricos e tabaco.

Divulgada a sua morte em 5 de agosto de 1955.

A pequena notável ficava para sempre na memória do Brasil e do mundo.

Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 07/04/2009
Código do texto: T1527359
Classificação de conteúdo: seguro