Esdras, O Sacerdote...

Esdras era filho de Finéias e neto de Arão.

Significado do nome: “Ajuda”, abreviação do nome hebraico, Azarias.

Desenvolvia o ofício de escriba e provavelmente era secretário oficial na corte persa.

Retidão espiritual e dedicação ás leis de Deus era uma de suas características. (Ed. 7:10)

Ao voltar à Palestina trouxe uma grande oferta voluntária em ouro e prata.

Sua viagem a Jerusalém foi marcada por perigos e ameaças num período de quatro meses.

O livro faz parte da terceira divisão do cânon hebraico chamado “Escritos” ou “Hagiógrafos”.

São Esdras e Neemias considerados apenas um só livro, conforme o Talmude e os registros de Josefo e Jerônimo.

A LXX também os considerava um só livro.

Chamado de “Esdras B”, que era seguido de um livro apócrifo chamado de “Esdras A”.

Estes livros foram datados entre 430 e 425 a.C, durante o reinado de Artaxerxes (465 – 424 a. C).

Respectivamente os dois livros cobrem um período histórico que vai de 538 a 430 a.C.

Destina-se a Esdras a autoria de quatro livros, I e II Crônicas, Esdras e Neemias.

O cativeiro babilônico ocorreu entre 597 – 537 a.C. e o sacerdote tentava livrar de contatos com a religião em voga naquela época e lugar.

Tinha como missão compilar e preservar as crônicas e tradições de seu povo.

Era apreciador do livro de Deuteronômio e o tinha como um livro profético.

Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 29/04/2009
Código do texto: T1566783
Classificação de conteúdo: seguro