485- O QUE É POESIA? Acróstico-didático: 18º de 100 (Grécia-Trovadorismo)

485- O QUE É POESIA? Acróstico-didático: 18º de 100(Grécia-Trovadorismo)

Por Sílvia Araújo Motta

P- POIÉSIS, vem do grego: composição

O-Ou POESIA, produção, criação,

E-EM versos, obra “poiéma, poiemates”

S-Seu verbo; “poietikeuomai:”poetizar.

I-In latim: poesis, quer dizer poesia.

A-A Obra em versos, do poeta, “poetae”.

Belo Horizonte, 18 de maio de 2006.

silumotta@hotmail.com

www.silviaraujomotta.virtualismo.com.br

www.recantodasletras.com.br/autores/silviaraujomotta

"A GRÉCIA é o ponto de partida a que é preciso regressar", afirmam os escritos de Sophia de Mello Breyner . Séculos VIII a.C. a II a.C.As primeiras obras da História que se tem informação são os dois POEMAS atribuídos a Homero : Ilíada e Odisséia. Os dois poemas narram as aventuras do herói Ulisses e a Guerra de Tróia. Na GRÉCIA ANTIGA os PRINCIPAIS POETAS foram: Píndaro, Safo e Anacreonte. Esopo fica conhecido por suas fábulas e Heródoto, o primeiro historiador, por ter escrito a história da Grécia em seu tempo e dos países que visitou, entre eles o Egito Antigo.

Séculos XII a XIV : O TROVADORISMO E AS CANTIGAS DE ESCÁRNIO E MALDIZER: É o período histórico do trovadorismo e das poesias líricas palacianas. O amor impossível e platônico transforma o trovador num vassalo da mulher amada, exemplo do amor cortês. Neste período, também foi comum o POEMA SATÍRICO, representado pelas CANTIGAS DE ESCÁRNIO (crítica indireta) e DE MALDIZER (crítica direta).

---***---

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 18/05/2006
Reeditado em 19/05/2006
Código do texto: T158098
Classificação de conteúdo: seguro