2030 - ESTOURA A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL

Um soldado no campo de batalha sangrava muito após ser atingido por uma rajada de metralhadora em suas pernas. Ele não conseguia mais andar. Era julho de 2030, a terceira guerra mundial havia estourado três meses antes e o Brasil tinha recrutado todos os homens entre 16 e 55 anos para defender suas fronteiras no Amazonas, Foz do Iguaçu e o Pantanal Mato-Grossense. Com os pólos completamente derretidos o Japão havia deixado de existir, a China havia perdido um terço de seu território e a falta de água doce se tornou um problema crítico na África, onde as cidades deram lugar a imensos desertos, já que as dunas de areia espalhadas pelo vento seco e pela falta de chuva haviam se deslocado para áreas populosas, levando o desespero e o caos a população.

Na última cúpula do G8, os Estados Unidos finalmente tinha se comprometido a reduzir suas emissões de monóxido de carbono, porém já era tarde demais. Os ursos polares e pingüins haviam desaparecido de vez e não restava sequer uma camada de gelo sobre a Terra. Na Austrália apenas restaram o governo e os grandes fazendeiros que foram forçados discretamente a se unir para manter sua produção de alimentos em níveis estáveis para tentar suprir a já desnutrida população restante do pais. Em 2029 estourou finalmente a crise dos alimentos, afetada pela crise das águas que tivera início 05 anos antes e se espalhara pelo mundo eliminando aproximadamente 750 milhões de pessoas. No Brasil os impostos sobre a conta de água e luz aumentaram consideravelmente, elevando o número de inadimplentes, mas mantendo sob níveis aceitáveis a produção de alimentos, que por motivos óbvios não eram mais exportados a nenhum país a não ser os do tratado do MERCOSUL. Havia porém um problema: o desmatamento continuava, agora muito pouco se desmatava, mas ainda sim, em um ano o pais perdia o equivalente a 50 campos de futebol. Isso havia chamado a atenção da imprensa internacional que passou a criticar duramente a débil fiscalização do pais em proteger suas florestas, que agora, juntamente com alguns países da América do Sul era a única que restava em todo o planeta. Os corais quase foram extintos, e agora 95% do monóxido de carbono era filtrado pelas florestas, e, caso o desmatamento continuasse, a sentença de morte da população mundial estaria assinada de vez.

Em 2026 após muita pressão internacional, o Brasil liberou a visita de forças armadas dos Estados Unidos e da Rússia para uma inspeção nas industrias madeireiras do pais, e mesmo as que estavam legalizadas foram fechadas, restando apenas a gigante Amacon.mantida pelo governo com várias restrições. Já em agosto de 2026, novas imagens de satélite mostraram que o desmatamento ainda continuava, e por este motivo um acordo internacional foi estabelecido para que forças de 14 países, entre eles os EUA, Rússia, China e França defendessem as florestas no Brasil, Venezuela, Chile, Argentina, Colômbia e Paraguai.

Porém, em 2029, um levantamento feito pelo IBGE e mais 06 institutos de Geografia revelaram que o desmatamento persistia na Venezuela e no Amazonas, com indústrias clandestinas subornando generais que permitiam a extração ilegal de madeira da floresta, e pior que isso: estudos revelaram que o clima estava insustentável na Europa e Ásia, levando a deserção de milhares de pessoas para países da América do Sul. Sob esses dados, o Governo Federal alegou incompetência dos exércitos estrangeiros em seus territórios, e, juntamente com a Cúpula dos Países Sul Americanos, enviou uma força tarefa para deportar os soldados para seus países de origem, o que gerou uma grande tensão internacional.

Em Janeiro de 2030, novas inspeções foram solicitadas com imagens de satélite que revelavam a ineficácia dos próprios países em proteger suas florestas. Porém a cúpula sul americana rejeitou as inspeções, e uma imensa batalha de imprensa foi travada, e após um grupo de espiões franceses e russos serem mortos na Argentina, a terceira Guerra Mundial teve início. As causas? Água e Florestas.

Agora ali, deitado sob seu próprio sangue, Michael pensava em seu irmão em São Paulo, que havia sido recrutado com a missão de afundar porta aviões chineses na costa do estado que estavam lançando bombas sobre as cidades. Na costa de Santos os apartamentos foram derrubados, e em meio aos escombros, uma equipe delta de atiradores de elites, bazuqueiros e fuzileiros estava de prontidão caso um desembarque das tropas inimigas ocorresse. Os blindados não haviam chegado ainda, viriam de helicóptero, uma vez que as estadas de acesso haviam sido destruídas pelos caças.... (continua semana que vem).