Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Benzaiten ou Benten:Deusa das Música e das Artes



Benzaiten ou Benten

(Deusa da Música e Artes)



No séculos VI e VII, a deusa Benten(Benzaiten)Benzaiten começou a ser conhecida no País do Sol Nascente,quando iniciaram as traduções, do chines para o japonês, da Sutra da Luz Dourada,onde há um capítulodedicado a essa figura ímpar.No Sutra do Lótus, também encontraram referências a ela, associada ao Rio Sarawasti.. Os animais serpente e dragão do mar são associados ao seu todo.Isso gerou a crença de que colocar a pele de uma cobra na bolsa ou carteira,através da deusa, consegue-se riqueza e prosperidade.


Associada á figura de um anjo, dentre o Shichifukujin,A bela Benzaiten é a única mulher e a única que é artista. Assume a forma de serpente.Também aparece tocando um "biwa", espécie de alaúde japonês,enquanto é conduzida por um dragão- o que demonstra seu poder e força sobre essa outra figura mítica.
Para essa cultura,a cobra aparece muito em comunhão com a deusa Benten.Essa mulher impressionante "que já foi um anjo", elemento presente em todas as religiões significativas do mundo,é a representante da associação das musas artísticas (eloqüência, música, arte, literatura, sabedoria e água).

Gosto de saber que a água, elemento vital,está associado à beleza, ao movimento , ao ritmo da música, da pintura, da dança, da poesia...E que a sabedoria é necessária, o que significa algo entre casulo, ninfa, asas para o vôo e vivências necessárias à experiência, ao estilo pessoal de cada artista e autor...

O saber requer aprendizagem,discipulado, ensino e mestria o que é destinado a causar a devida prosperidade aos artistas e autora, aos Poetas, o que em nosso País não é lá muito bem compreendido.

O artista e o poeta podem nascer dotados para a criatividade, por terem o imaginário mais rico, sutil inovador que os demais, todavia, uma vida vazia , pode esvaziar esse tonel sem fundo de possibilidades.Hoje,o verdadeiro artista, o verdadeiro poeta,hão que ser pessoas de seu tempo.Estar alertas e atentos á guerra e sua problemática, no seu desejo de paz.Impossível alienar-se ,se você quer ser grande-e não há nada de errado em ser humilde para querer ser grande."Tudo vale a pena ,se a alma não é pequena, " diz Pessoa, no seus versos mais conhecidos...
O artista nasce para a grandeza:"Ad maiora natus sum"(Nasci para as coisas do Alto...),mas sem a vaidade, que volta o olhar das alturas para o próprio umbigo e causa tropeções em vez de vôos.

Para os japoneses,por ter estudado as artes e adquirido o saber,associado à sabedoria ,é que a deusa Benzaiten ou Bentene, foi elevada ao panteão dos sete deuses.
Essa protetora dos músicos e das artes pode conceder desejos, acompanhar trajetórias, promover sucesso;leva consigo uma jóia -de jade, dizem uns, de pérola, afirmam outros-que tem esse dom,o de ouvir súplicas e conceder a realizaçãodos melhores sonhos e intentos.

Saraswati que era originalmente um poderoso rio da antiga China.Para os japoneses,a palavra Saravasti,deiade encontrou correspondência em Benzaiten-a água que flui, incansável e generosa;o poder criativo, a beleza.Tudo intrínsecamnte simbólico e ligado, pois o rio não serpenteia em seu caminho?Serpente,associada aos rios e à deusa,pois. Batizada em homenagem a esse rio,com tais caracteríticas fluviais B é uma deidade associada a tudo que requer fluidez.
As palavras ,por exemplo, os versos, a oratória,os traços e formas devem fluir no processo criativo.

Tudo, isso, nos coloca, com clareza e simplicidade, o Maestro Andersen, em suas respostas às minhas perguntas(veja, neste blog, a notícia sobre a premiação do vídeo "Trem Fantasma", em Gramado)


Clevane Pessoa de Araújo Lopes,
belo Horizonte, MG, Br,24/08/2006
clevane pessoa de araújo lopes
Enviado por clevane pessoa de araújo lopes em 25/08/2006
Código do texto: T225360

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autor e o link para o site "www.sitedoautor.net(Clevane pessoa de araújo lopes;(www.clevanepessoa.net/blog.php)). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
clevane pessoa de araújo lopes
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil, 69 anos
555 textos (176755 leituras)
21 e-livros (13424 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 04:15)
clevane pessoa de araújo lopes